NOTÍCIAS

| 03.09.12 - 13h38

Academia da Cidade comemora o Dia do Profissional de Educação Física

Celebração ocorrerá nesta quarta-feira (05), na quadra da Universidade de Pernambuco

A Secretaria de Saúde do Recife promoverá nesta quarta-feira (05) um evento para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. Organizada pela Academia da Cidade, a mobilização terá início às 6h. Nesse horário, grupos sairão dos polos Ilha do Joaneiro (Torreão), Chié (Campo Grande) e Hipódromo em caminhada até a quadra da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (Esef – UPE / Rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro).

No campus universitário, haverá um café da manhã reforçado. Depois de recuperar a energia, o público será convidado para um alongamento e, em seguida, um aulão de ginástica e dança. São esperadas 60 pessoas, entre profissionais e frequentadores do programa municipal, além de alunos e professores da Esef.

De acordo com a coordenadora geral da Academia da Cidade, Geanine Barros, o evento é mais um reconhecimento à importância da categoria. “Pela primeira vez, realizaremos uma mobilização dessa forma. Nosso objetivo é reunir os participantes do programa e profissionais e estudantes de educação física para uma grande confraternização e celebração de uma data tão especial”, completou.

Diferencial – A Prefeitura do Recife foi uma das primeiras a reconhecer o professor de educação física como profissional do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro da área, ele atua na Academia da Cidade, estruturando e fortalecendo a política municipal de promoção à saúde e melhoria da qualidade de vida. Atualmente, existem 31 polos do programa em funcionamento e outros nove em construção na capital pernambucana. Neles, atuam cerca de 180 profissionais da categoria, todos servidores municipais aprovados por meio de concurso público.

A determinação do 1º de setembro como Dia Nacional do Profissional de Educação Física foi instituída pela Lei Federal Nº 11.342/06, sancionada em 18 de agosto de 2006 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já a Lei 9.696/08 regulamenta a profissão no País.