Saúde Ambiental do Recife vistoria estações de distribuição de água da Compesa
Vistoria acontece em 22 poços e reservatórios de água, além de outros componentes dos sistemas de abastecimento, espalhados na Cidade
Por Junior Aguiar
A qualidade da água oferecida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) à população do Recife está sendo analisada pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde a semana passada, técnicos do Programa de Saúde Ambiental (PSA) estão vistoriando 22 poços e reservatórios de água, além de outros componentes dos sistemas de abastecimento, espalhados na Cidade. A ação é desenvolvida mediante as diretrizes do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA).
Para cada reservatório analisado, um relatório é feito a partir das condições atuais. No final da vistoria, as análises são encaminhadas a Compesa para que sejam tomadas medidas de controle caso seja detectada alguma irregularidade. Os locais avaliados como grave sofrerão intervenção urgente como estabelece o Ministério da Saúde.
As vistorias consistem na análise das bombas, encanação, sistema de reserva e avaliação das condições da água. Para esse último, uma amostra é recolhida e conduzida em frasco esterilizado para o Laboratório Municipal de Bromatologia.
“Essa vistoria é anual e está cumprindo o papel da Vigilância à Saúde nos cuidados básicos com a população recifense. Todas as análises são realizadas de acordo com a portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde que prima pelo controle e cuidados da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão”, disse a gerente de Riscos Ambientais Biológicos do Recife, Nívia Lima.
Ainda de acordo com Nívia, outras estações de água também serão vistoriadas em breve. Essas estações se encontram em municípios como Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, mas também distribuem água para o Recife, por isso o motivo de análise desses.
Os 22 poços que estão sendo vistoriados no Recife encontram-se em bairros como Macaxeira, Casa Amarela, Parnamirim, Guabiraba, Dois Irmãos, Linha do Tiro e Fundão.