NOTÍCIAS

Cultura | 03.09.13 - 19h46

Recife registra redução recorde de homicídios em agosto: 47%

[caption id="attachment_38047" align="alignleft" width="680"] Geraldo reuniu-se com o Hugo Acero, ex-secretário de Segurança e Convivência de Bogotá, na Colômbia. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O Recife registrou seu melhor índice de redução de homicídios da série histórica em agosto deste ano. Foram contabilizados 28 casos ante a 53 ocorrências no mesmo período de 2012; o que representa uma diminuição de 47%. Além disso, o Município registrou 13 dias sem homicídios durante agosto passado. Para continuar melhorando esse índice, a Prefeitura está realizando diversas ações dentro do Pacto Pela Vida municipal.

O prefeito Geraldo Julio afirmou que os resultados devem ser comemorados como uma conquista da sociedade. “Essa redução gera um grande impacto na qualidade de vida das pessoas. É um resultado desejado por qualquer cidade, principalmente por aquela que já foi, por muitos anos, a mais violenta do País”, destacou o gestor.

A Prefeitura do Recife está fazendo sua parte para contribuir, cada vez mais, com o trabalho de salvar vidas. No mês de fevereiro, o final de semana em que foram contabilizados menos homicídios aconteceu duas semanas após o Carnaval, quando 17 trios elétricos sem licença da PCR foram impedidos de desfilar.

Outro reforço no trabalho de reduzir os índices de homicídios no Recife foi o lançamento do Pacto Pela Vida municipal, em julho deste ano. O programa atuará em 13 bairros prioritários da cidade, que concentraram 42% dos homicídios registrados em 2012. Além do lançamento do plano, a Prefeitura iniciou o programa Eu Amo Meu Bairro, que premiará a localidade que mais se destacar com R$ 300 mil em obras de equipamentos de convivência, difusão cultural ou atividades esportivas.



Serão avaliados pelo programa os índices de redução de homicídios, evasão escolar, depredação de ônibus, aumento de lixo coletado, arrecadação de IPTU e ampliação de empreendedores individuais. O período de aferição dos números começou no último dia 1º de setembro e segue até 30 de novembro. O bairro vencedor será anunciado em dezembro.

“Quando o poder municipal opera em conjunto com os órgãos de repressão, reforçando o trabalho de prevenção, os resultados chegam mais rapidamente. E isso estimula a todos os envolvidos”, disse o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.

Dentro do Pacto Pela Vida do Recife também será executado, até o final de setembro, o Programa Trampolim, que irá trabalhar com 160 jovens egressos da Funase e capacitá-los para atuarem como  artistas educadores no trânsito e nos Centros Comunitários da Paz (Compaz). Até o final do ano, 20 reeducandos do regime semi-aberto serão contratados para trabalhar na Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

ACERO -  À tarde, o prefeito reuniu-se com o sociólogo e ex-secretário de Segurança e Convivência de Bogotá, na Colômbia, Hugo Acero. Os dois gestores conversaram sobre políticas públicas para o segmento, além de medidas de prevenção, controle e mediação da violência na cidade, que já apontam resultados significativos. O secretário Murilo Cavalcanti e seu secretário-executivo, Eduardo Machado, também participaram do encontro.

“A presença de Hugo Acero aqui no Recife é muito importante, pois ele tem uma larga trajetória; já viveu experiências de sucesso em várias cidades. Ele traz a vivência,  o conhecimento e a palavra, para que façamos juntos,  todos os atores da prefeitura,  um grande mergulho no Pacto pela Vida”, comentou Geraldo Julio

Hugo Acero, que já esteve outras vezes no Recife, pontuou que a mudança no aspecto de segurança da cidade é visível. “O que eu vejo hoje, e que me chama atenção,  são os resultados expressivos de mudança. O prefeito está assumindo um tema que é muito importante para a cidadania; e que os prefeitos devem se importar ainda mais. E o melhor, está gerando resultados. Recife e Pernambuco estão mostrando ao Brasil que se pode enfrentar a violência com políticas públicas de qualidade, com o trabalho de equipe, e que eu sinto que é a essência dessa cidade e um exemplo para toda a América Latina”, declarou.