Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 03.09.18 - 17h57

Prefeitura do Recife e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS) firmam parceria para fortalecer o Programa Mais Vida nos Morros

A ideia é fomentar novas soluções ambientais nas comunidades beneficiadas e expandir o programa para outros municípios

 

Nesta quarta-feira (05), o secretário executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi, vai apresentar a experiência do projeto Mais Vida nos Morros ao secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Carlos Cavalcanti e toda a equipe. O encontro acontece na sede da SEMAS, e o objetivo é firmar uma parceria para expandir o projeto pelo estado.
 
“O nosso intuito é através do know-how do corpo técnico da SEMAS testar novas soluções ambientais. A gente acredita que essa iniciativa vem inspirando as comunidades e despertando a vontade do cidadão em cada vez mais cuidar da cidade. Além disso, permitirá  levar o programa para outros municípios. Essa cooperação técnica é um importante passo para consolidarmos o Mais Vida nos Morros como uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável”, afirma Tullio.
 
O Mais Vida nos Morros é um inovador modelo de gestão pública colaborativa para os morros da cidade do Recife, onde a partir do protagonismo e engajamento dos próprios moradores se inicia a transformação urbana, ambiental e, principalmente, da sensação de pertencimento. A ideia é despertar uma mudança de comportamento em relação às questões urbanas e ambientais e cada vez mais um sentimento de comunidade, de preocupação com o coletivo, de autoestima, de identidade, buscando o orgulho do morador com o seu território. Tudo isso tem o objetivo de reinventar a relação do cidadão com a cidade.
 
O programa Mais Vida nos Morros foi iniciado em dezembro de 2015, beneficiando diretamente mais de onze mil recifenses, moradores do Alto do Maracanã (Dois Unidos), Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Três Carneiros/Ibura, Alto Santa Isabel e Morro da Conceição. Locais onde eram pontos de confinamento de lixo viraram áreas de convivência, de contemplação, de lazer, hortas comunitárias, farmácias vivas, ou até mesmo parklets. O projeto também engloba soluções para o lixo orgânico com os minhocários individuais. A arte urbana também é muito presente nas barreiras e vielas, assim como a humanização de escadarias e postes.