Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 03.09.23 - 20h46

Rede Municipal do Recife domina pódio da etapa estadual da OBR e tem equipe classificada para a fase Nacional do certame

img_alt

Times das escolas municipais da capital pernambucana garantiram ouro, prata e bronze em ambos os níveis da competição. (Foto: MF Drones)

 

A Rede Municipal de Ensino do Recife brilhou mais uma vez na final da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), disputada neste domingo (3), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O principal destaque do dia foi a equipe “Falcão Branco”, da Escola Municipal Antônio Farias Filho, de San Martin, que faturou medalha de ouro no Nível 1 e garantiu vaga direta para a fase Nacional da competição. O evento foi promovido pela Prefeitura do Recife, com o apoio da Cesar School e do Maracatronics. 

O time “Falcão Branco” foi formado há apenas quatro meses e, dos quatro estudantes que compõem a equipe, apenas um já havia competido na OBR. “A gente está muito feliz com isso. Sempre acreditamos muito que éramos capazes. Foram meses de muito estudo e muita pesquisa, e saber que ganhamos o primeiro lugar é incrível. Agora é ‘partiu Bahia’. Esperamos muito ganhar essa medalha nacional e, se Deus quiser, disputar o Mundial”, comemorou Sarah Isabelle, aluna do 7º ano do Ensino Fundamental. 

Além da conquista dourada, as medalhas de prata e bronze em ambos os níveis também foram para o peito dos estudantes da Rede Municipal da capital pernambucana. No segundo lugar, a Escola Municipal Antônio Farias Filho dominou e levou a premiação em ambas as categorias, com as equipes Águia de Prata (Nível 1) e Skrikus (Nível 2). No terceiro lugar, o time Robotnik, da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, faturou o Nível 1, enquanto o time Hugo Bros, da Escola Municipal Hugo Gerdau, garantiu o pódio no Nível 2. 

Medalha de ouro no Nível 2, o grupo “Tvinte RT”, que participou da competição de forma independente, conta com participantes oriundos da Rede do Recife. Dos cinco competidores - contando com o técnico -, quatro foram estudantes municipais. Taylon Felipe é um belo exemplo. Hoje técnico da equipe, ele foi aluno da Escola Municipal de Tempo Integral Pedro Augusto, da Boa Vista. “Através da escola, onde foi implementado o projeto de robótica, tive a oportunidade de conhecer essa nova tecnologia. Acabei me apaixonando e hoje é a minha profissão. Agradeço muito pelo que a educação me proporcionou. Foi uma nova experiência e uma nova oportunidade”, contou ele, que atualmente trabalha em uma editora onde realiza capacitações de tecnologia para professores municipais. 

Agora, os primeiros colocados de cada nível viajam até Salvador, na Bahia, para brigar por medalhas para Pernambuco na etapa Nacional da competição, que será realizada entre os dias 7 e 12 de outubro. As equipes da Rede Municipal de Ensino do Recife já possuem grande tradição na Olimpíada Brasileira de Robótica, possuindo, inclusive, grupos que já participaram do Mundial de Robótica, competição internacional. 

No ano passado, disputando o Nível 1 da etapa Nacional da OBR, em São Paulo, a capital pernambucana faturou duas medalhas. O time Robotnik, da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, e o Água de Prata, da Escola Municipal Antônio Farias Filho, conquistaram, respectivamente, medalha de ouro e prata no certame. 

 

Festival de Programação e Robótica

Durante os dias em que sediou a etapa pernambucana da OBR, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, também promoveu o I Festival de Programação e Robótica. Os espaços do festival puderam ser explorados por todos os presentes. 

O objetivo foi reunir o público em geral e estudantes de diferentes idades e unidades para compartilhar ideias e habilidades dentro da tecnologia. Também foram realizadas oficinas de iniciação na modalidade e trabalhos com os caminhões da Primeira Infância, que ofereceram atividades de robótica para o público da educação infantil. 

“O Recife é um dos maiores polos de tecnologia do Brasil e hoje promovemos o maior evento de tecnologia na educação que a cidade já viu. Daqui para frente queremos fazer coisas ainda maiores. É uma grande felicidade ver nossos estudantes competindo, aprendendo, fazendo amizades e desenvolvendo o futuro”, festejou Severino Andrade, Secretário Executivo de Projetos, Tecnologia e Inovação.