NOTÍCIAS

Cultura | 03.10.11 - 19h53

Estudantes visitam exposição itinerante “Uma Casa, Mil Olhares”

A casa sustentável, montada no pátio de eventos do Shopping Recife é uma aula sobre reaproveitamento de objetos recicláveis, alimentos, economia de água e energia

Cerca de 20 alunos dos 3º e 4º Ciclos da Escola Municipal Pedro Augusto, no Bairro da Soledade, visitaram, na última segunda-feira (03), a exposição itinerante “Uma Casa, Mil Olhares”, montada no pátio de eventos do Shopping Recife, em Boa Viagem. A exposição faz parte do programa de educação ambiental intitulado “Escolas Sustentáveis” – parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer com a Fundação Kraft Foods e a editora Evoluir Cultural. Os alunos integram a Comissão do Meio Ambiente do programa, onde o lema reutilizar, reduzir e reciclar é levado a sério. A exposição “Uma Casa, Mil Olhares” ficará em cartaz até o dia 16 de outubro, sempre das 10h às 22h.

Na casa da garota Bia, cada cômodo representa uma década. Na sala, a menina é uma criança, nos anos 1950. Ainda não se fala em sustentabilidade, mas já se sabe da importância da energia elétrica e do quanto ela é nossa aliada. Ao atender o telefone, o visitante recebe uma mensagem sobre a importância da economia da energia elétrica, como substituição da lâmpada incandescente pela fluorescente, ou o desligamento total dos aparelhos eletrônicos com controle remoto. O quarto de Bia ambienta-se na década de 60, anos do “Flower Power”, tempos de esperança, onde se sonhava com um mundo de liberdade, saúde, alegria. A adolescente escreve em seu diário o que ela deseja para o futuro. O mesmo podem fazer os visitantes da exposição: escrever num pedaço de papel e depositar numa urna os seus desejos.

Ao chegar ao banheiro, já estamos na década de 70, onde a preocupação com a água já era assunto predominante. A ONU publica a “Declaração Universal dos Direitos da Água” e nos leva a refletir sobre a importância de utilizar o recurso natural com consciência. Bia, já com mais de 20 anos, aprende a economizar o líquido que cada dia torna-se mais precioso. As crianças se encantam com a pia do banheiro. Dois aquários com peixinhos secam, à medida que consumimos muita água. Resultado: os peixinhos morrem. “Não quero que eles morram, por isso vou gastar muito menos água e vou ensinar aos meus pais e vizinhos a economizar também”, promete, com veemência, Maria Eduarda dos Santos, 12, que cursa o 6º ano da escola Pedro Augusto.

Enfim, na cozinha, Bia, já uma mamãe dos anos 80, reaproveita alimentos e escreve receitas deliciosas que deixam os jovens com água na boca. As receitas, inclusive, podem ser encontradas no site http://milolhares.com.br/ . Nos anos 90 aparecem os conceitos de sustentabilidade como reutilização, recuperação, reciclagem, transformação, troca etc. No Século XXI, tudo começa a se transformar em ameaça se não tivermos um posicionamento rápido. “Precisamos passar para as pessoas a importância de economizar os recursos naturais, não jogar lixo na rua para não entupir canaletas, e separar o que pode ser reaproveitado”, ensina Eduarda dos Santos, 13, aluna do 8º ano da Escola Pedro Augusto.

A Prefeitura do Recife disponibilizou ônibus para levar dois mil estudantes de 40 escolas municipais que visitarão - de segunda a sexta-feira, exposição itinerante que já passou por cidades paulistas como Bauru, Piracicaba e São Paulo, e na Região Sul, em Curitiba, e que agora aporta em Recife. “Essa parceria é fundamental, pois quem sai ganhando é a própria comunidade no entorno das escolas, pois as crianças são multiplicadoras de experiências”, garante Irenice Bezerra, assessora executiva da Secretaria de Educação.