NOTÍCIAS

Cultura | 03.10.11 - 18h42

Prefeitura faz parceria com Ministério Público para lançar Programa “Escola & MPPE”

O programa informará a estudantes, professores e gestores da Rede Municipal sobre consumo consciente e defesa do consumidor

O Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (Rua Real da Torre, 299, Madalena) sedia, nesta terça-feira (4), às 13h30, o lançamento do programa “Escola & MPPE: Multiplicando a educação para o consumo”, desenvolvido pelo Ministério Público de Pernambuco. Tendo como público-alvo crianças, adolescentes, professores e gestores da Rede Municipal de Ensino do Recife e do Estado, o projeto foi idealizado pela promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor), Liliane Fonseca.

A iniciativa tem como objetivo promover a educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor. O lançamento de amanhã será direcionado a técnicos das Unidades de Tecnologia da Prefeitura, mediadores de leitura do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores e coordenadores do Programa “Escola Aberta”.

A mesa será composta pela secretária de Educação, esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano; pela professora Patrícia Smith, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que abordará, em palestra, o tema “A mediação da tecnologia na educação, sugestões de utilização da cartilha e game em sala de aula e em atividades extras”; e pela diretora de mídias educativas do MPPE, Laís Xavier, que fará a apresentação da cartilha e game A escolha certa.

Entre outras coisas, serão realizados encontros mensais com estudantes, cujo objetivo é mostrar o trabalho desenvolvido pelos promotores de Justiça e de toda a rede de defesa do consumidor. Os encontros terão o objetivo, também, de estimular o uso de tecnologias no processo de educação, levar a pauta de educação sobre o consumo às escolas, promover discussão sobre o consumo e suas consequências ambientais e sociológicas, e, por fim, fortalecer as comunidades com a formação de multiplicadores de informações acerca do consumo consciente.

O programa possui outras vertentes, como levar para laboratórios de informática, a exemplo das unidades móveis e fixas da Prefeitura do Recife (UTECs) e portais de educação, a cartilha e o game do consumidor que, neste ano, ganhou, no Rio de Janeiro, o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça no Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2011). Outra meta do programa é entregar kit's aos promotores de Justiça do Interior do Estado, para que possam se articular com os professores e levar a informação aos estudantes.

Sensibilizar professores, com sua participação em eventos e palestras nas escolas, articulando com os profissionais pautas para sala de aula são outros objetivos do programa. O MPPE está produzindo esquetes teatrais com personagens que vão ser apresentados em ambientes públicos com a temática em debate. O Programa “Escola Aberta”, da PCR, será igualmente contemplado com a iniciativa.