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Cultura | 03.10.11 - 11h51

Procon-Recife divulga lista das empresas mais reclamadas em setembro

Técnicos do órgão lembram que os consumidores devem fazer valer seus direitos, bem como cumprir suas obrigações contratuais

O ranking das empresas mais reclamadas no Procon-Recife, no mês de setembro, foi divulgado nesta segunda-feira (03). Cobrança indevida e produto viciado (com defeito) de fabricação foram as queixas mais registradas no período. Também foram verificadas reclamações para solicitação de cumprimento da obrigação e de informação, revisão de parcelamento de compra, publicidade enganosa, esclarecimento de cobrança, má prestação de serviço, cancelamento contratual e restituição de valor pago.

De acordo com o relatório técnico, foram registradas 465 reclamações contra 221 empresas e prestadoras de serviços. Na lista das dez mais reclamadas, a loja Eletro Shopping continua liderando o ranking com o registro de 39 queixas. Em segundo lugar, o Banco Itaú, com 33 queixas e na terceira posição o Bompreço com 29 reclamações. Em quarto lugar, o Banco Bradesco (22 queixas) e a operadora OI (21 queixas), a Celpe em quinto com 20 queixas e a empresa LG com 19 queixas de clientes. O ranking prossegue com o Banco Santander (15), Carrefour (12). Encerrando a lista a operadora Claro, a prestadora Compesa e a operadora TIM, com 11 queixas cada

O Procon-Recife funciona na rua Carlos Porto Carreiro, nº 156, no bairro da Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O órgão trabalha na orientação e mediação dos conflitos nas relações de consumo no comercio local. A população também dispõe dos telefones 0800.281.1311 ou 3355.3282, prestando informações ao cidadão. A diretora do Procon, Cleide Torres, explica que os consumidores devem buscar o reparo dos danos causados pelas empresas, mais também devem cumprir suas obrigações contratuais.