NOTÍCIAS

Esportes | 03.10.13 - 20h51

Idosos sobem ao palco e se apresentam no Parque Dona Lindu

Mostra cultural lota o Teatro Luiz Mendonça com shows de teatro, dança e poesia

São 52 anos de casamento. Sete filhos, 10 netos e 3 bisnetos. Mesmo com tanto tempo juntos, Egídio Acácio Otaviano e Maria das Dores Marques Otaviano não cansam de se divertir, nem perdem a animação. Na tarde desta quinta (3), o casal se apresentou na mostra cultural dos Jogos da Pessoa Idosa, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. O evento foi promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo.

A apresentação musical usou a salsa e outros ritmos latinos como tema e uniu os grupos Babalu e Dançarte. “Para o idoso, é muito importante participar de atividades como essa. A gente se diverte, se sente mais jovem”, afirma dona Maria das Dores, de 70 anos. Sete anos mais velho, o marido completa: “A gente praticou esportes na semana passada e participou da caminhada no Bairro do Recife. Gostamos muito”, elogiou.

A mostra cultural lotou o teatro, com mais de 500 idosos assistindo e fazendo parte dos espetáculos, com temas diversos como dança cigana, retirantes da seca e os dez anos do Estatuto do Idoso, mas modalidades teatro, música, dança, canto e poesia. Voltados ao público com mais de 60 anos, os 6º Jogos da Pessoa Idosa estão reunindo 1,5 mil participantes, incluindo competições esportivas, oficinas, palestras, caminhada e mostra cultural.

O encerramento dos Jogos será no domingo (6), no Clube Português, com baile dançante. O tema desta edição é “Estatuto do Idoso: Dez Anos de Conquista” e o objetivo é fomentar a prática da atividade física, garantindo o direito das pessoas idosas ao esporte e ao lazer e contribuindo para prevenir doenças e melhorar sua qualidade de vida.

Estatuto – Sancionado em 2003, o Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos. Considerada uma das maiores conquistas históricas do segmento, a lei busca garantir liberdade, dignidade, integridade e educação para os idosos. O Estatuto garante benefícios nas áreas de saúde, transporte público, proteção contra violência e abandono, trabalho, habitação, lazer, cultura e esporte.