NOTÍCIAS

Cultura | 03.10.13 - 15h48

PCR promove “Circuito dos Baobás”

[caption id="attachment_39142" align="aligncenter" width="680"] Novo roteiro garante tour em bairros que guardam essa espécie de árvore centenária. (Foto: Carlos Augusto/PCR)[/caption]

Com um tronco que pode chegar a até 20 metros de diâmetro, o Baobá é uma árvore nativa de Madagascar, na África. Mas não é preciso ir tão longe para conhecer essa interessante espécie. Recife possui diversas dessas árvores espalhadas pela cidade e é por isso que a Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, vai promover um circuito direcionado a elas.

O roteiro será realizado no Projeto de Sensibilização Turística dos sábados 05 e 19 de outubro. O Baobá é também conhecido como a árvore da vida e encontrou no Recife condições ideias para crescimento (tanto pelo clima como pelo solo). Essa espécie também ficou bastante conhecida depois de aparecer no livro “O Pequeno Príncipe”, de Saint-Exupéry.

O “Circuito dos Baobás” passará por algumas árvores tombadas pelo município em diversos bairros, saindo da Praça do Arsenal, às 14h. O primeiro Baobá a ser visitado será o que está localizado na Praça da República, no bairro de Santo Antônio. Estudiosos acreditam que essa árvore remonta o tempo de Maurício de Nassau na cidade, durante o século 16.

Também será visitado o Baobá apelidado de “Barriguda”, devido ao tamanho de seu tronco, localizado no bairro do Fundão. O tronco do Baobá é oco e capaz de armazenar quase 120 mil litros de água vinda da chuva. O roteiro passa ainda por árvores localizadas na Encruzilhada, Poço da Panela, Parque da Jaqueira e Faculdade de Direito, em Santo Amaro.

O tour é gratuito e oferecido tanto para moradores da cidade como para turistas, com o intuito de promover a história do Recife. Para participar do passeio é necessário se inscrever previamente nas sextas-feiras que antecedem o projeto. O cadastro é feito pelo telefone 3355-8605, a partir das 8h.

Dia das Crianças

O roteiro intitulado “Circuito dos Baobás” acontecerá em dois sábados intercalados por conta do dia 12 de outubro, que também será num sábado. A data que é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, é também considerada o Dia das Crianças e terá roteiro específico com essa temática. Os detalhes serão divulgados na próxima semana.

Serviço

  • O quê: Passeio de Sensibilização Turística: "Circuito dos Baobás".
  • Quando: Sábados (dias 05 e 19 de outubro), às 14h.
  • Onde: Saída da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.