Alunos aprendem brincando na 1ª Mostra de Robótica Infantil do Recife
Cerca de 100 alunos de dez unidades de ensino municipais da Zona Norte do Recife participaram, nesta sexta (2), da 1ª Mostra de Robótica Infantil, realizada no Centro Comunitário da Paz Eduardo Campos (Compaz), no Alto Santa Terezinha. Os estudantes do grupo 5 da Educação Infantil foram desafiados a fazer montagens com o tema que escolhessem, utilizando as peças da Lego, além de participarem de atividades recreativas e contação de histórias. A mostra foi organizada pela Creche-escola Zacarias do Rêgo Maciel, junto com a Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) do Sítio da Trindade, que dá o suporte pedagógico nas aulas de robótica das escolas da área.
Depois da apresentação da banda da Escola Estadual Rotary do Alto do Pascoal, os alunos de 5 anos começaram a fazer as montagens com os blocos de encaixe do Programa Robótica na Escola, iniciado em 2014. Foram construídos parques, castelos e cidades. "Montamos um parque de diversões só para crianças. Fizemos gangorra, balanço, castelinho e escorrego. Foi fácil construir as coisas. Eu e meus colegas gostamos muito do Lego", disse Pietro Ferreira, 5 anos, aluno da Escola Municipal Poeta Solano Trindade, da Linha do Tiro.
O professor Adegundes Maciel, multiplicador da Utec Sítio da Trindade, disse que se surpreendeu com as criações dos alunos. "Cada equipe fez uma montagem e contou a história do que criou, explicando o que cada coisa representa. Uma das crianças deu um show de mobilidade ao explicar como o grupo dela montou as ruas, os carros e os pedestres. Notei um empenho muito grande dos professores e dos estudantes, inclusive dos que não estavam participando das montagens, mas fizeram questão de ficar torcendo pelos amigos".
Segundo Maristela Martins, professora da Escola Municipal Severina Lira, na Tamarineira, a aula de iniciação à robótica é o momento preferido dos alunos. "Não é simplesmente uma brincadeira. Eles melhoraram a concentração, o relacionamento entre eles e até a organização, pois quando termina a aula, eles guardam todo o material sozinhos. Ouvimos e cantamos com eles as músicas dos CDs da Lego, lemos as historinhas dos livros da Lego e só depois é que eles começam a fazer as montagens dos blocos de encaixe. Eles vão dando forma às coisas, dão nome e contextualizam", relatou a docente, que ensina na rede municipal há 23 anos. "Na minha época, a escola era chata, e hoje não é mais assim. O Lego é uma das coisas que fazem a escola ser mais interessante para as crianças. Agora eles não faltam aula por nada", complementou Maristela.
Os secretários municipais de Educação, Jorge Vieira, e de Segurança Urbana, Murilo Cavalcante, entregaram as medalhas e troféus a todos os participantes. "Nas aulas de iniciação à robótica, os alunos aprendem os princípios dos conhecimentos tecnológicos e do pensamento lógico. É uma atividade lúdica que atrai as crianças, mas não é uma simples brincadeira. Tem todo um material didático que orienta o uso do Lego, além das formações das quais os professores participam. O docente cria, por exemplo, uma situação problema para, a partir daí, os estudantes desenvolverem o raciocínio para construírem alguma coisa", explicou Jorge Vieira.