Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 03.10.22 - 10h20

Famílias que renovaram o Cadastro Único em 2016 ou 2017 têm até o dia 14 de outubro para atualizar dados

No Recife, a atualização dos dados no Cadastro Único pode ser feita na Central de Cadastro Único ou em uma dos 14 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS)

A prefeitura do Recife chama atenção dos recifenses beneficiários de programas sociais para a data limite de atualização dos dados do Cadastro Único. Quem fez a atualização pela última vez em 2016 ou 2017  deve fazê-la novamente até o dia 14 de outubro. A atualização cadastral pode ser feita na Central do Cadastro Único, que fica na Rua Dr. João Vieira de Menezes, no prédio que abrigava a Faculdade FAMA. O atendimento na Central não precisa de agendamento e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. Estima-se que ainda há cerca de 19 mil famílias que precisam atualizar o cadastro na cidade.

O prazo da atualização do Cadastro Único é determinado pelo governo federal, por meio do Ministério da Cidadania. Desde 2020, devido aos impactos da pandemia da covid-19, o governo federal decidiu escalonar o processo de atualização para não superlotar os equipamentos que ofertam o serviço. Dessa forma, apenas as famílias com a atualização feita pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para renovar os dados até o dia 14 de outubro. As famílias que fizeram atualização pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas no próximo ano.

O CadÚnico é o um banco de dados utilizado pelo governo federal como instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programa sociais, como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Inscrever-se no Cadastro Único é o primeiro passo para conseguir tais benefícios, mas  a inscrição não significa a entrada automática nesses programas, pois ela ainda deverá ser avaliada pelo governo federal de acordo com as regras específicas de caga programa social.

Caso a família não esteja com os dados do CadÚnico atualizado, é possível que o benefício seja bloqueado e, posteriormente, cancelado. A falta de regularização dos dados podem levar a exclusão do Cadastro Único a partir de julho de 2023. De acordo com o governo federal, para se inscrever no Cadastro Único as famílias devem ter renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;