Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 03.10.22 - 17h51

Orquestra Sinfônica do Recife realiza dois concertos gratuitos até sexta-feira, no Teatro de Santa Isabel

img_alt

Nos próximos dias 4 e 7, a partir das 20h, Prefeitura do Recife oferece duas apresentações do conjunto orquestral mais antigo em atividade ininterrupta do país, com a participação de seis renomados solistas, alguns de fora do Brasil, que estarão na cidade para participar do 13º Encontro Brasileiro de Clarinetistas. Ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada concerto. (Foto: Brenda Alcântara/Arquivo PCR)

 

A música erudita vai ditar o ritmo da semana na capital pernambucana.  Amanhã (4) e na próxima sexta-feira (7), a Orquestra Sinfônica do Recife convida o público para duas apresentações gratuitas no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h. Dialogando e celebrando o intenso calendário cultural e musical da cidade, a programação do conjunto orquestral mais antigo em atividade ininterrupta do país se integra à do 13º Encontro Brasileiro de Clarinetistas, recebendo as participações especiais de expoentes das cenas eruditas internacional e brasileira, que estarão de passagem pela cidade.

Sob a regência do maestro José Renato Accioly, os concertos, oferecidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, contarão com seis solistas, que tocarão clarinete e clarone. Da apresentação de amanhã, participarão os clarinetistas Jose Cabrera, do Paraguai, além do paulista Daniel Oliveira e do baiano Pedro Robatto. Na sexta, a Orquestra recebe Raquel Contreras (clarinete), natural de Cuba e naturalizada brasileira, além da mexicana Patricia Pérez (clarone). 

A apresentação reserva ainda uma surpresa para o público. “Receberemos também o vencedor do Concurso Carlos Ribeiro, que será promovido durante a programação do Encontro, assegurando palco e acolhida para novos talentos da música erudita, para a qual o Recife é reconhecidamente vocacionado”, afirma o maestro José Renato.

O concerto que abre a semana de programação erudita intensa contará com as peças: “Abertura: O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini; “Concerto para Clarinete e Orquestra de Cordas”, de Diego Sánchez Haase (com solo de clarinete de Jose Carrera); “Invisible Duet”, de Fredrik Hogberg; com a estreia mundial de “Rubato e Fervura”, composta este ano por Armando Lôbo (com  solo de clarinete de Daniel Oliveira); além de “Cangaço de vida e morte, Op. 2”, de Paulo Arruda; e do “Concerto No. 2, in Mi bemol Maior para Clarinete e Orquestra, Op. 74”, de Carl Maria Von Weber (com solo de clarinete de Pedro Robatto).

Na sexta, serão executadas: “Abertura: O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini; parte do “Concerto No. 1, para Clarinete e Basset Horn Op. 113”, de Felix Mendelssohn (com solo de clarinete e clarone de Raquel Contreras e Patricia Pérez); “Cangaço de vida e morte, Op. 2”, de Paulo Arruda; e “Concerto No. 2 in Mi bemol Maior para Clarinete e Orquestra, Op. 74”, de Carl Maria Von Weber (com solo do clarinetista vencedor do Concurso Carlos Ribeiro).

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, uma hora antes do início de cada apresentação. Quem não conseguiu entrar no último concerto da Orquestra e deixou o nome cadastrado terá prioridade no acesso aos concertos.

 

Serviço

Concertos da Orquestra Sinfônica do Recife – Temporada 2022

Datas: 4 e 7 de outubro

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h