Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 03.10.22 - 10h22

Prefeitura do Recife recebe na Turquia prêmio mundial da ONU para habitação sustentável

Pela primeira vez, o Pergaminho de Honra da ONU-Habitat foi concedido para uma cidade nordestina; o Programa Parceria, que realiza obras de infraestrutura junto com a população, foi escolhido vencedor por unanimidade

A Prefeitura do Recife recebeu, nesta segunda-feira (3), o prêmio Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A honraria foi concedida por unanimidade para o Programa Parceria, que executa obras de infraestrutura nos bairros junto com a população, e a entrega aconteceu no início desta manhã, na cidade turca de Balikesir. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades mundiais, entre elas o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Em mais de 30 anos de premiação, apenas cinco iniciativas no Brasil foram contempladas com a distinção.

O prefeito João Campos foi representado pela secretária municipal de Infraestrutura, Marília Dantas, que também participa de uma mesa redonda sobre exemplos positivos de projetos para regeneração urbana. “Esse prêmio é um reconhecimento da ênfase que nossa cidade tem dado ao engajamento do cidadão em nossas soluções de regeneração urbana. A meta para este ano é entregar cerca de mil obras do Parceria, sempre feitas em conjunto com a população”, afirma a secretária.

Considerado o prêmio mais prestigiado de habitação sustentável do mundo, o Pergaminho de Honra reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza ou que foram deslocados de seus territórios. A premiação inclui também contribuições no campo do desenvolvimento, incluindo a melhoria da vida urbana, o fornecimento de moradias e, com destaque, a atenção aos mais vulneráveis.

Com o Parceria, a Defesa Civil do Recife fornece material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra. Este ano, já foram concluídas 719 obras, que beneficiaram 1.775 famílias, e outras 340 estão em andamento, garantindo mais qualidade de vida para 844 famílias. Os serviços do Programa Parceria incluem tratamento de encosta com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).

O Programa foi destaque na edição do prêmio deste ano, que tem como tema o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11 da ONU: “Tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”. A premiação existe desde 1989 e avalia iniciativas que fizeram contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação. Cinco projetos são premiados todos os anos e, no Brasil, apenas as cidades de São Paulo, em 2012, e o Rio de Janeiro, em 2013, foram vencedoras da distinção, além de 2 programas do Governo Federal, em 2005 e 2006.

ONU-HABITAT - O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) foi estabelecido em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável e promove a moradia adequada.