NOTÍCIAS

Cultura | 03.11.11 - 19h13

33ª Festa da Vitória Régia recebe apoio da Prefeitura do Recife

A Festa da Vitória Régia, realizada na Praça de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, que acontece a partir desta sexta-feira (04) até o domingo (06), conta com o apoio da Prefeitura do Recife. A 33ª edição do evento reunirá atrações culturais, feira de artesanato, parque de diversões e shows. A tradicional festa tem por finalidade arrecadar fundos para a creche beneficentes Menino Jesus.

O grande homenageado deste ano é o cônego José Edwaldo Gomes, que é engajado em atividades pastorais centralizadas na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Casa Forte. Na programação da Festa estão inúmeras atrações musicais, como Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Josildo Sá, Madeira Delay, Território Nordestino e Maracatu Traga a Vasilha, além de apresentações religiosas como a do Padre João Carlos.

Confira os serviços oferecidos pela PCR:

Trânsito - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou, desde quarta-feira (02), as interdições na área da Praça de Casa Forte para a montagem da estrutura da festa. As vias que dão acesso à área da Praça estarão fechadas para a circulação de veículos. Os condutores que frequentam ou utilizam essas rotas diariamente deverão ficar atentos para as mudanças que irão ocorrer no local.

Dircon - A Diretoria de Controle Urbano (Dircon) atuará com uma equipe de 65 pessoas, incluindo fiscais, supervisores, coordenadores e auxiliares de apreensão. Os funcionários da Dircon se revezarão em dois turnos: a partir de amanhã, sexta (04) e sábado (05), das 13h às 20h e das 20h até o término da festa; no domingo (06), das 9h às 16h e das 16h às 00h. A Dircon é responsável pela liberação do uso do solo, do licenciamento dos equipamentos e do Parque de diversão e do controle do comércio informal.

Saúde – A Secretaria de Saúde do Recife também montou uma estratégia específica para a Festa da Vitória-Régia. Dos três dias de evento, a Vigilância Sanitária atuará em dois, sábado e domingo. Nessas noites, 16 inspetores da Vigilância Sanitária farão fiscalizações junto ao comércio formal e informal de comidas e bebidas. As abordagens se estenderão aos estabelecimentos que ficam no entorno da Praça de Casa Forte. Os técnicos também estarão disponíveis para receber denúncias por parte da população e orientar o público e vendedores sobre boas práticas alimentares. O trabalho da Secretaria no local, no entanto, é anterior à realização do evento. Antes mesmo da montagem das estruturas, equipes do Programa de Saúde Ambiental estiveram no local para orientar os responsáveis pelos imóveis sobre formas de prevenção à dengue e à proliferação de roedores e como fazer o acondicionamento correto de resíduos sólidos.

Limpeza Urbana – Com objetivo de garantir maior conforto e melhor infraestrutura ao evento, a Prefeitura do Recife promoveu durante esta semana, que antecede a festividade, um mutirão com os serviços de capinação, pintura do meio fio e remoção de entulhos. Estes aconteceram nas ruas e avenidas em torno da Praça de Casa Forte, local onde se concentra o maior número de visitantes.

Durante a festa serão intensificados os serviços de varrição e coleta em dez principais vias que dão acesso à Vitória Régia. Ente elas, Estrada das Ubaias, Avenida do Encanamento, Ruas Visconde de Ouro Preto e Dona Anunciada de Morais. As ruas de maior movimentação, também, serão lavadas com água, detergente e desinfetante. Foram escalados para esta operação cerca de 50 servidores e sete equipamentos da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Todo o trabalho receberá um investimento de, aproximadamente, R$ 22 mil.

Iasc – Nos últimos cinco dias, que antecedem a 33ª Festa da Vitória Régia, o Instituto de Assistência Social e Cidadania realizou, no entorno da Praça de Casa Forte, um monitoramento para verificar se há pessoas em situação de rua. A ação, que acontece todos os anos, contou com o trabalho de quatro educadores.