NOTÍCIAS

Cultura | 03.11.11 - 20h24

Estudantes municipais assistem ao Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Recife

Quatrocentos e cinquenta alunos, professores e gestores de nove escolas municipais irão assistir à apresentação

Por Marcos da Silva

Nesta sexta-feira (4), às 10h30, 450 alunos, professores e gestores de nove escolas municipais irão assistir ao Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR). No repertório, o tema de Guerra nas Estrela e a famosa abertura dos filmes da Twenty Century Fox, de John Williams; Odeon, de Ernesto Nazareth, com arranjo do maestro Osman Gióia; Pequena Serenata Noturna, de Wolfgang Amadeus Mozart e o fragmento do 2º ato do balé O Quebra Nozes, de Tchaikovsky.

Para a secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano, momentos como estes são valiosos para a formação dos estudantes municipais. “Estamos não apenas alfabetizando, mas formando cidadãos e é muito importante que os educandos tenham acesso a produções culturais como o concerto da Orquestra Sinfônica do Recife”, afirma.

Na abertura da apresentação, com duração de uma hora, os 70 músicos da OSR explicam à plateia a função e a sonoridade de cada naipe, que são as famílias de instrumentos que compõem uma formação sinfônica: percussão, metais, madeiras e cordas. Em seguida, cada naipe toca individualmente.

O espetáculo desta sexta será dedicado aos representantes das escolas municipais Édson Cantarelli, do Jordão; Nossa Senhora da Penha, de Boa Viagem;Edite Braga, de Afogados; Professor Potiguar Matos, de San Martin; Arraial Novo do Bom Jesus, dos Torrões; Maurício de Nassau, de Casa Amarela; Doutor Caeté, de Nova Descoberta; Antônio Luiz, de Água Fria e Emídio Dantas Barreto, de Santo Amaro.


Serviço:

Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Recife

Teatro de Santa Isabel

Praça da República, S/N, Santo Antônio

Exclusivo para estudantes municipais

Sexta, 4, às 10h30