NOTÍCIAS

Cultura | 03.11.11 - 20h48

João da Costa recebe comissão da 5ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco

Os coordenadores do evento, Elza de Iemonjá, Marta Almeida e Marcos Pereira participaram do encontro com o prefeito

Na tarde desta quinta-feira (03), o prefeito do Recife, João da Costa, recebeu em seu gabinete, acompanhado dos secretários municipais Maria Pompéia (CTTU), Eduardo Vital (Serviços Públicos) e Maria José de Biase (Diretoria de Controle Urbano), os coordenadores da 5ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, Elza de Iemonjá, Marta Almeida e Marcos Pereira. 

O prefeito João da Costa declarou seu apoio ao evento. “Temos o compromisso de proporcionar incentivo a políticas públicas que garantam a igualdade racial e religiosa, por um Recife sem preconceitos”, afirma o prefeito.

A Caminhada vai acontecer nesta sexta-feira (04). A concentração da marcha será a partir das 14h no Marco Zero e a expectativa da organização é de que 10 mil pessoas participem do evento, que tem como objetivo dar visibilidade às comunidades afrobrasileiras e fortalecer a luta pela igualdade racial. 

O grande homenageado da Caminhada é Abidias do Nascimento, um dos fundadores do movimento negro no Brasil. O desfecho da passeata será na Basílica do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, local que abriga o Memorial Zumbi dos Palmares. E a escolha deste mês para a realização do evento não foi à toa: em novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra no município. 

Pleito – De acordo com a Coordenadora Religiosa da Caminhada, Elza de Iemonjá, a marcha deste ano traz como principal bandeira a releitura da Lei Estadual 12.789/05, que assegura a proteção do bem-estar e do sossego público: “a atividade religiosa precisa do som, da musicalidade, porque é o momento onde nós estamos praticando a liturgia do Candomblé. Nós precisamos de uma reformulação da Lei do Silêncio, com um olhar diferenciado para as religiões”, defende Elza. Neste ano o evento ganha uma maior conotação política, por coincidir com o Ano Internacional dos Afrodescendentes, instituído pelas Nações Unidas com o objetivo de fortalecer ações nacionais e regionais em benefício das pessoas descendentes de africanos.

A 5ª Caminhada é organizada por 15 terreiros de candomblé de Pernambuco, entre eles, Ilê Axé Egbé Awô, Casa Amarela de Oxum e Abasá Oiá Balé