NOTÍCIAS

Saúde | 03.11.15 - 18h53

​PCR convoca homens para participar do Novembro Azul

Ao longo do mês, serão realizadas atividades de promoção e prevenção em todos os Distritos Sanitários.

Homens de todo o Recife estão convidados para participar das atividades de promoção e prevenção à saúde que serão realizadas durante este mês, dentro do calendário do Novembro Azul. O mês marca, principalmente, a luta contra o câncer de próstata. As ações ocorrerão em todos os Distritos Sanitários da cidade, em parceria com organizações comunitárias e organizações não-governamentais. (ver programação em anexo*) Estima-se que, no Recife, tenha 709.819 homens, o que representa 46,6% da população total.

Além dos serviços básicos de saúde, como aferição de pressão, testes de glicose, de HIV e Sífilis, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá orientações com urologistas e rodas de diálogos sobre as doenças mais frequentes na população masculina – como hipertensão, diabetes e Câncer de Próstata por exemplo, informou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

“Também vamos abordar a questão da violência, muito comum entre homens jovens, e discutir sobre paternidade, estimulando a participação do homem nas consultas de pré-natal do filho”, afirmou o coordenador da Política Municipal de Saúde do Homem, Helton Feitosa.

Durante as ações, os participantes também receberão o Cartão do Homem, instrumento criado no Recife para ser usado nas consultas e nas ações educativas das equipes de Saúde. No cartão há espaços que deverão ser preenchidos com informações referentes ao estado de saúde, agendamento das consultas/atividade nas unidades de saúde e vacinação. Os usuários devem levá-lo para todas as consultas.

Recentemente, visando reforçar o atendimento a esse público, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um mutirão de cirurgias urológicas que atendeu a 22 pacientes com casos mais graves, no Hospital Santo Amaro.

Serviço – O atendimento aos homens é realizado durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde, as quais realizam encaminhamentos para as Unidades de Referência em Urologia: Policlínica Centro, Boa Vista; Policlínica Salomão Kelner, Água Fria; Policlínica Albert Sabin, Parnamirim; Policlínica Lessa de Andrade, Madalena; Policlínica Agamenon Magalhães, Afogados; Policlínica do Pina, Pina.

*Houve alteração no horário da ação desta quarta-feira (4) e na data da ação na USF Alto José do Pinho, que acontecerá amanhã (5).

Confira a programação completa.