NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 03.11.16 - 18h26

Compaz oferece cursos gratuitos online de cinco idiomas

Aulas podem ser feitas através de aplicativo ou pelo site da empresa multinacional Rosetta Stone, parceira do Grupo IBEP Educação

 

O Compaz Governador Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, começou a oferecer cursos online gratuitos de cinco idiomas para adolescentes, jovens e adultos, por meio do Grupo IBEP Educação, em parceria entre a Prefeitura do Recife e a empresa multinacional Rosetta Stone. Os participantes, que são os cadastrados no Compaz, podem escolher um entre os cinco idiomas oferecidos: Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão. Foram disponibilizadas 600 vagas, sendo 300 para o Compaz Alto Santa Terezinha e 300 para o Compaz do Cordeiro. 

"Essa é mais uma oportunidade de contemplar as pessoas cadastradas no Compaz, que estão interessadas em aprender um novo idioma. O método é bem dinâmico e lúdico", ressalta o secretário executivo de Segurança Urbana do Recife, Eduardo Machado. As aulas podem ser feitas tanto pelo aplicativo para dispositivos móveis (Android e IOS), quanto pelo site da Rosetta Stone através de senha. Os cursos têm 200h de aula e cinco níveis, sendo três básicos e dois intermediários. Cada nível possui quatro unidades e a média de conclusão é de seis meses, se o aluno fizer duas horas por semana. A cada nível concluído o aluno recebe certificado pelo IBEP Educação/Rosetta Stone. 

Marília do Carmo da Silva fez duas aulas no computador da biblioteca e disse que está feliz em ter a oportunidade. “Eu queria muito ter essa experiência de aprender uma outra língua, mas não podia pagar. Hoje estou aqui e ainda trouxe minha filha. Enquanto eu estuda ela está lendo um livro. Nós duas estamos aprendendo juntas”, relata a estudante de Inglês.

"Aprender uma outra língua é ganhar uma segunda alma. Então, quando a gente chega numa comunidade que tem restritas oportunidades e vemos que funciona é uma satisfação enorme. Vemos que o Compaz é uma ferramenta de transformação social de impacto direto. Nós só avançamos nesse processo porque vimos pessoas envolvidas, engajadas em querer transformar a vida de outras", relatou Pedro Cunha, gerente de Projeto do IBEP Educação. 

O método do curso é o Language Lessons Version 3 desenvolvido pela Rosetta Stone, cuja abordagem é vencedora de prêmios nos Estados Unidos e Inglaterra, utiliza técnicas de imersão sequenciada de textos, áudios e imagens, dentro de um contexto intencional. Toda sequência de imagem é cuidadosamente criada para que o aluno possa descobrir seu significado.

TECNOLOGIA - Desenvolvida pela Rosetta Stone e utilizada por 22 mil instituições de ensino, 12 mil empresas, 9 mil organizações governamentais e milhões de pessoas em todo o mundo, a solução pedagógica Language Lessons Version 3 conta com tecnologia de ponta de sistema de reconhecimento de fala, desenvolvido especificamente para o aprendizado de idiomas. Isto significa que o software é capaz de identificar a voz do aluno, compará-la a inúmeras vozes de falantes nativos da língua e então proporcionar retorno de pronúncia correta.