Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 03.11.22 - 13h35

Prefeitura do Recife promove Dia D de Vacinação Antirrábica com quase 400 pontos de imunização espalhados pela cidade

img_alt

Tutores poderão levar gatos e cachorros para serem imunizados; vacinação é a forma mais efetiva de evitar que a raiva seja transmitida entre os animais e para os humanos. (Foto: Ikamahã/ Secretaria de Saúde do Recife)

 

Neste sábado (5), a Prefeitura do Recife vai montar 388 pontos de imunização contra a raiva animal durante o Dia D de Vacinação Antirrábica. Os tutores de cães e gatos poderão levar os bichos para receber o imunizante, sem necessidade de agendamento, em locais espalhados pelos oito distritos sanitários da capital, das 8h às 17h. A lista completa dos pontos pode ser conferida aqui https://bit.ly/PontosImunizacaoAntirrabica

Aplicar a vacina antirrábica nos animais é a forma mais efetiva de evitar que a doença seja transmitida entre eles e para os humanos, além de manter os pets saudáveis. “Os pontos de vacinação estarão em diferentes locais da cidade com o objetivo de descentralizar a ação e alcançar o maior número de animais. A raiva é uma zoonose grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto o ser humano quanto os animais. Por isso, a vacinação é fundamental”, detalha a gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes. 

Para garantir a imunização do seu gato ou cachorro, o tutor precisa apresentar a carteira de vacinação do animal. Quem não tiver o documento, receberá a carteirinha no local, com o registro da aplicação e o lote da vacina utilizada. Se o animal já tiver tomado o imunizante este ano, não precisa ser vacinado novamente. 

Para quem não puder levar os animais para se vacinar nesta ação, a Sesau disponibiliza a vacina antirrábica de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), no Cordeiro, e em territórios dos oito distritos sanitários (DS) por agendamento, por telefone, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

COMO AGENDAR A VACINA ANTIRRÁBICA? 

DSI - Rua Mário Domingues, 70, Boa Vista.  Agendamento pelo telefone (81) 3355-6821 

DSII - Rua Antônio Rangel, 208, Encruzilhada. Agendamento pelo telefone (81) 3355-6952 

DSIII - Rua Xavantes, 205, Casa Amarela. Agendamento pelo telefone (81) 3355-5402 

DSIV - Rua Cantora Clara Nunes, 183, Vila Santa Luzia - Torre. Agendamento pelo telefone (81) 3355-7577 

DSV - Rua Jacira, 263, Afogados. Agendamento pelo telefone (81) 3355-6791 

DSVI - Rua Jean Emile Favre, 1636, Ipsep. Agendamento pelo telefone (81) 3355-1964/75 

DSVII - Rua São Domingo Sávio, 172, Alto José Bonifácio. Agendamento pelo telefone (81) 3232-4486 

DSVIII - Rua Escola de Sagres, 22, Jordão Baixo. Agendamento pelo telefone (81) 9 9322-9479 

RAIVA – A raiva é viral e infecciosa, e pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. A vacinação antirrábica é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana. 

SERVIÇO - O Recife tem atendimento de referência contra a doença na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena. A orientação da Sesau é que o usuário procure imediatamente o serviço em caso de contato com a saliva infectada, seja numa mordida ou por arranhões de animais domésticos ou selvagens. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e realiza atendimento através de uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

Aos finais de semana e feriados, a assistência aos usuários que forem agredidos por animais de rua, silvestres ou morcegos é feita para o público adulto na Policlínica Professor Barros Lima, em Casa Amarela, das 7h às 19h.