Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 03.11.22 - 18h45

Prefeitura do Recife realiza encontros para a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

img_alt

Pré-conferências serão realizadas nos dias 5, 12, 16 e 19 de novembro nas Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

 

Novembro é o mês da Consciência Negra e quando acontece a V Conferência Municipal de Promoção da Política de Igualdade Racial (COMPPIR). Mas antes da sua realização haverá oito escutas (pré-conferências) nas Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade do Recife e uma escuta de entidades e instituições que pautam o tema. As escutas são promovidas pelo Conselho Municipal da Política de Promoção da Igualdade Racial e pela Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Igualdade Racial do Recife. As duas primeiras escutas já começam no próximo sábado das 13 às 17h, no Compaz Dom Helder Câmara, no Coque, e no Compaz Eduardo Campos, do Alto Santa Terezinha. As demais pré-conferências serão realizadas nos dias 12, 16 e 19 deste mês.

 

Qualquer cidadão do território pode participar das  pré-conferências e para isso basta ter mais de 16 anos e se dirigir ao local, apresentando documento com foto e comprovante de residência. Não é preciso fazer inscrição  prévia. "As pessoas que residem nesses territórios estão convidadas a participar e mobilizar mais gente porque é muito importante fazer essa política pública avançar ainda mais, e a gente construa um Recife sem racismo", ressaltou Marcelo Diniz, gerente da Igualdade Racial do Recife.

 

Ele destaca a importância da participação da população para propor políticas afirmativas de promoção da igualdade racial, com foco em segmentos étnicos como a população negra, indígena em contexto urbano, cigana e também ressalta o papel do poder público. Ele reforça que as pré-conferências da igualdade racial vão analisar o cumprimento do primeiro plano municipal dessa política pública, além disso, essas escutas também vão eleger os representantes da sociedade civil para a quinta conferência municipal que será realizada de 25 a 27 de novembro.

 

"É o poder público que tem o papel de estruturar essas conferências e essa política e cabe a ele dar todo o suporte, enquanto o Conselho Municipal da Política de Racial é quem vai coordenar todo o trabalho", explicou, acrescentando que o conselho é composto tanto pela sociedade civil quanto pelo governo.

 

A V Conferência Municipal de Promoção da Política de Igualdade Racial (COMPPIR) vai avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial e eleger os membros conselheiros da sociedade civil, minorias étnicas e representantes das RPAs para o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Recife(CMPPIR/Recife) biênio de 2022 - 2024."É importante fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito baseado em raça ou etnia e vamos realizar reuniões em todas as áreas da cidade para sensibilizar a sociedade civil sobre a importância da participação na conferência para eleição do conselho e para debater as propostas," destacou Marcelo Diniz.

 

O CMPPIR/Recife é responsável por realizar a V Conferência Municipal de Promoção da Política de Igualdade Racial e atua para fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito baseado em raça ou etnia, através do monitoramento, acompanhamento e fiscalização, bem como propõe políticas afirmativas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e segmentos étnicos discriminados. O conselho é bipartite, com dois terços de representação da sociedade civil e um terço de representação do governo municipal, composto por 24 membros titulares e igual número de suplentes, sendo 16 representantes da sociedade civil e oito representantes do governo municipal.

 

As escutas e a própria conferência recebem o apoio de instituições como o Museu da Abolição (que sediará a V COMPPIR), da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), do Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, da rede COMPAZ, da EMPREL, da Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, da Gerência da Pessoa Idosa do Recife, da Gerência de Livre Orientação Sexual do Recife, da Gerência da Criança e do Adolescente do Recife, da Secretaria de Educação do Recife, da Secretaria Executiva de Juventude do Recife, da Coordenação de Saúde Integral da População Negra do Recife, do Núcleo de Cultura Afro Brasileira do Recife, da Secretaria de Educação de Pernambuco, da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

 

Conferência - O Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Recife (CMPPIR) vai realizar de 25 a 27 de novembro a V Conferência Municipal de Promoção da Política de Igualdade Racial, cujo tema é “Enfrentamento ao Racismo e as outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e racismo religioso: política de Estado e para todos”. Durante a programação da Conferência, acontecerá a eleição dos membros representantes da sociedade civil no Conselho. 

 

 Calendário oficial de escutas para a V Conferência Municipal de Promoção da Política de Igualdade Racial (COMPPIR)

NOVEMBRO

DIA

HORA

ABRANGÊNCIA

ENDEREÇO

05/11

13h às 17h

RPA 1 - COMPAZ Dom Helder Câmara

R. Lourenço de Sá, 140 - Ilha Joana Bezerra

05/11

13h às 17h

RPA 2 - COMPAZ Governador Eduardo Campos

Av. Anibal Benévolo S/N - Alto Santa Terezinha, Recife.

12/11

13h às 17h

RPA 3.1 - Escola Municipal Nilo Pereira

Estr. do Arraial, s/n - Casa Amarela.

12/11

13h às 17h

RPA 3.2 e 3.3 - Escola Técnica Estadual Dom Bosco

Estr. do Arraial, 3208 - Tamarineira

12/11

13h às 17h

RPA 4 - Escola Municipal Darcy Ribeiro

R. Odete Monteiro, s/n - Cordeiro

16/11

18h às 21h

Entidades e Instituições

Museu da Abolição - Endereço: R. Benfica, 1150 - Madalena

19/11

13h às 17h

RPA 5 - Espaço Cultural Cores do Amanhã

Rua Garota de Ipanema 02 - Sancho

19/11

13h às 17h

RPA 6.1 - Escola Municipal Maria Sampaio Lucena

Av. Pernambuco, s/n - Cohab

19/11

13h às 17h

RPA 6.2 e 6.3 - Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO

Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2169 - Imbiribeira