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Cultura | 03.12.11 - 17h05

Alunos da Escola Arraial Novo do Bom passam por mais uma etapa do Qualiescola II

Desde o último dia 29 de novembro, s provas estão sendo aplicadas em 34 escolas do Ensino Fundamental II da Rede Municipal do Recife

Por Marcos da Silva

[caption id="attachment_11220" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Carlos Augusto"][/caption]

Por meio de parceria da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) em parceria com Instituto Qualidade no Ensino (IQE), 300 alunos da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões, concluíram, no final da tarde desta sexta-feira (2), mais uma etapa avaliativa do programa Qualiescola II.

Desde o último dia 29 de novembro, estudantes de 34 escolas do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino estão passando, simultaneamente, pela avaliação diagnóstica que vai analisar o desempenho dos estudantes do 6º ao 9º ano, tomando como base os parâmetros curriculares nacionais, em cinco disciplinas: Língua
Portuguesa, nos quesitos de produção textual e leitura; Matemática; História; Geografia e Ciências.

Nesta sexta, os 300 educandos da Bom Jesus testaram seus conhecimentos em História Geral e do Brasil. Durante duas horas, eles responderam às 21 questões de múltipla escolha. Aluno do 8º ano, Weidson Gomes, de 14 anos, não sentiu dificuldade em responder às perguntas. “A prova abordou assuntos vistos em sala de aula. Acho que obtive um bom resultado”, revelou. Já Diane Pedrosa, 13, também do 8º ano, considera “importante saber o que aprendemos ou não, durante o ano”.

“O objetivo do Qualiescola é orientar o replanejamento, usando uma metodologia diferenciada para atender aos alunos com déficit de aprendizagem. No próximo ano letivo, o planejamento vai ser norteado pelo resultado destas avaliações”, ressalta a coordenadora do IQE em Pernambuco, Sara Melo.

A gestora da Escola Arraial Novo do Bom Jesus, Amanda Morais, considera que o resultado do Qualiescola significa uma retomada do ensino. “Se algum aluno tiver dificuldade de aprender, deve ser resgatada uma nova metodologia pelo professor. Nesta reformulação, a escola toda está envolvida, reencaminhando as ações”, destacou.

Cássio Beltrão, 42 anos, 18 deles dedicados ao ensino de História, acentua que os estudantes precisam ler mais sobre História. “Um dos lados positivos é que a prova tem bastante texto e serve para observar os pontos críticos e melhorá-los”.

As provas - Até o momento, foram realizados os testes de Língua Portuguesa, no item de produção de texto, na última terça (29/11); Matemática, na quarta (30/11); outra vez, Língua Portuguesa, em leitura e interpretação, na quinta (1º).  Na próxima segunda (5) e terça-feira (6), acontecem as provas de Ciências e Geografia, respectivamente.