NOTÍCIAS

Cultura | 03.12.11 - 16h51

Círculos Populares levaram teatro e música para o centro do Recife

Festival de Teatro e Música começou na sexta, nas ruas do centro, e continua neste sábado (04), no Teatro Apolo

Por Pedro Oliveira

[caption id="attachment_11207" align="alignleft" width="334" caption="Divulgação"][/caption]

Nesta sexta-feira (02), as ruas da capital pernambucana foram palco para os Festivais de Teatro e Música dos Círculos Populares de Esporte e Lazer, uma realização da Prefeitura do Recife. Os dois eventos são uma oportunidade para os participantes do programa da PCR, entre crianças, jovens, adultos e idosos, mostrarem os conteúdos trabalhados nas oficinas durante o ano inteiro.

Durante a tarde, participantes das oficinas de teatro do programa apresentaram espetáculos de teatro de rua e no início da noite foi a vez dos músicos, que tocaram em um palco montado no Pátio do Livramento.Um cortejo saiu da Praça Maciel Pinheiro e seguiu pela Rua Imperatriz e algumas das principais ruas de pedestres do centro,
apresentando espetáculos de teatro de rua com grupos como o TEAMU, da Mustardinha, com cerca de 30 anos de estrada. “Eventos como esse são de fundamental importância para o acesso das pessoas ao teatro, dando visibilidade ao nosso trabalho e incentivando as pessoas que não tem o costume de ir ao teatro a se interessar”, afirmou Anderson Guedes, um dos atores do TEAMU.

Ainda se apresentaram os grupos Himboé, Teatrart, Teatralizado, Coqueiral e Turma do Cica, todos formados por participantes dos Círculos Populares. Emily Monalisa, 12 anos, uma das atrizes, falou sobre o início no teatro e sobre o evento desta sexta. “Meus amigos já faziam teatro e eu me interessei em conhecer. No começo tinha vergonha de falar na frente de um monte de gente, mas já passou. Gosto muito de encenar e achei que hoje foi muito animado aqui no centro”, disse ela.

O fim do percurso dos espetáculos de rua foi no Pátio do Livramento, onde às 18h30, teve início o 1º Festival de Música dos Círculos Populares. Cerca de 50 participantes das oficinas de música subiram ao palco para apresentações de coco, maracatu, samba reggae, coco de roda, MPB e ritmos afro. “Fizemos questão de trazer essa atração aqui para o centro do Recife, proporcionando uma tarde-noite diferente para as pessoas que vieram trabalhar ou comprar no comércio e mostrando o que os participantes dos círculos vem produzindo nas diversas comunidades, que hoje tem acesso ao lazer em toda a cidade através dos programas desta gestão da PCR”, afirmou Eduardo Granja, diretor-presidente do Geraldão e Secretário de Juventude.

O 3º Festival de Teatro dos Círculos Populares continua neste sábado (03), a partir das 17h, no Teatro Apolo. Ao todo, 16 grupos estão participando, com 162 artistas envolvidos, entre crianças, jovens, adultos e idosos.