NOTÍCIAS

| 03.12.11 - 17h11

Começa a 5ª Conferência Municipal de Cultura

O evento segue até domingo (4) discutindo a construção de políticas públicas no âmbito cultural

[caption id="attachment_11223" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Lú Streithorst"][/caption]

Teve início nesta sexta (2), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, a 5ª Conferência Municipal de Política Cultural, promovida pela Prefeitura do Recife. O numeroso público, formado pela classe artística, representantes da cadeia produtiva e de instituições não-governamentais, assistiu atentamente à palestra da mesa de abertura composta pelo Secretário de Cultura, Renato L, pela da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, pelo representante do Minc-NE, Beto Azoubel, pelo representante do Governo Estadual, Beto Silva, e pela representante do Conselho Municipal de Política Cultural, Jaciléia Bonfim Dias.

“Uma das coisas mais importantes que iremos tratar aqui é como preservar a qualidade e identidade da nossa cultura dentro de tantas mudanças pelas quais Pernambuco vem passando atualmente. Recife é vanguardista na discussão sobre política cultural, pois possui um Plano de Política Cultural que virou lei, como há em poucos lugares no Brasil. Então temos a responsabilidade de fazer um debate qualificado e sintonizado com os anseios de descentralização e multiculturalidade, que são princípios da nossa gestão municipal”, afirmou Renato L.

A Conferência faz parte do processo de democratização da gestão cultural do Recife e tem como principal objetivo subsidiar as políticas da área, promovendo reflexões e debates sobre seus princípios e diretrizes. O encontro, que terá três dias de atividades, também será importante para a elaboração dos Planos Setoriais de Cultura, pelo Conselho Municipal de Política Cultural, por meio dos seus respectivos Fóruns Permanentes.

Em sua fala, Luciana Félix ressaltou as qualidades da nossa identidade cultural e reforçou o compromisso da gestão com a formação de cidadãos. “Recife tem a riqueza da tradição, é a metrópole que renasce e se reinventa a cada dia. Temos o compromisso de viabilizar o avanço cultural da cidade e estamos felizes em poder dizer hoje que já avançamos desde o início da gestão, pois sabemos que a cultura tem o papel de unir as pessoas, gerar renda e formar cidadãos”, disse Luciana.

O tema geral da conferência é Construindo Políticas Públicas para a Cultura através da participação popular: Planos Setoriais. O encontro será composto pelos seguintes eixos: Gestão pública da Cultura; Diversidade, Descentralização e Direitos Culturais; Economia da Cultura; Patrimônio Cultural e Arquitetura; Formação e Intercâmbio Cultural.