NOTÍCIAS

| 03.12.12 - 19h44

Comissão pernambucana viaja para Paris em defesa do Frevo como Patrimônio da Humanidade

Passistas, músicos e carnavalescos pernambucanos defenderão a expressão máxima do carnaval pernambucano em reunião da Unesco

[caption id="attachment_29086" align="alignleft" width="334"] Passistas, músicos e carnavalescos pernambucanos defenderão a expressão máxima do carnaval local, em reunião da Unesco. Foto: Inaldo Lins[/caption]

Uma comissão formada por músicos, bailarinos, carnavalescos e pesquisadores pernambucanos se despediu do Recife, na tarde desta segunda-feira (03), ao som do ritmo e com passos eletrizantes do Frevo. O embarque foi alegre, em clima carnavalesco, já que a delegação pernambucana viaja para a capital francesa para representar a grande expressão cultural do carnaval pernambucano, em busca do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A despedida foi uma grande festa, com orquestra e passistas de frevo animando os integrantes da comitiva antes do embarque realizado no Aeroporto Gilberto Freyre/Guararapes. Também participam do encontro na Unesco em Paris, a ministra da Cultura, Marta Suplicy; a presidenta do Iphan, Jurema Machado; a secretária de Cultura do Recife, Simone Figueirêdo; e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), André Brasileiro.

“Desde 2007, o Frevo é Patrimônio Cultural do Brasil. Agora, vamos em busca do título de Patrimônio Cultural da Humanidade. O Frevo já é naturalmente um Patrimônio do Povo, que brinca, canta e dança. Mas este reconhecimento oficial da Unesco é importante, pois traz benefícios não só para Pernambucano como para todo o Brasil em termos de visibilidade e auto-estima. Acredito na conquista deste título, que dará garantias para lutarmos e buscarmos mais recursos para a preservação e a promoção do Frevo, através das políticas públicas”, afirmou a historiadora e pesquisadora da Secretaria de Cultura do Recife, Carmém Lélis, que integra o Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo.

A comissão que viaja para representar o Frevo em Paris é formada por 25 pessoas, sendo artistas e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Prefeitura de Olinda e Fundação Joaquim Nabuco. Confira lista abaixo. Em Paris, o grupo pernambucano participará da 7ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, quando serão analisadas propostas de diversos países para inclusão nas listas de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O encontro internacional ocorre na sede da Unesco,  desta segunda-feira (03) até 7 de dezembro.

Na reunião da Unesco, passistas, músicos, integrantes de blocos líricos, bonequeiro, porta-estandarte e flabelista irão realizar uma apresentação ao vivo que pretende sensibilizar e envolver os avaliadores para a beleza e pluralidade do frevo, que se expressa através da música, da dança e da plasticidade das fantasias.

O Frevo é a única expressão da cultura brasileira que será avaliada nesta ocasião. O gênero musical está entre 36 propostas que serão analisadas para a inscrição na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O resultado da inclusão do Frevo deverá ser anunciado pela Unesco até a próxima quinta-feira (06). Confira aqui a lista das candidaturas: http://www.unesco.org/culture/ich/index.php?lg=en&pg=00520

Trajetória - Desde 2007, o Frevo tem o título de Patrimônio Cultural do Brasil, uma conquista alcançada no ano do seu centenário. A pré-candidatura do gênero musical a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi realizada em 2010 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir de inscrição com documentação elaborada pela Prefeitura do Recife.

Em 2011, foi instituído o Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, a partir do 1º Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, numa parceria entre o Iphan e a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura. Em outubro deste ano, ocorreu a inserção oficial da candidatura do Frevo na pauta da 7ª Reunião do Comitê Intergovernamental da Unesco.

Comissão representativa do Comitê de Salvaguarda do Frevo:
Grupo Gestor do Comitê de Salvaguarda do Frevo

Carmém Lelis – Historiadora e Pesquisadora (Secult – Prefeitura do Recife)
Magdalena Almeida – Doutora em Educação, professora e pesquisadora (Secult – Prefeitura do Recife)

Desfilante de blocos
Severino Vilanova (Bloco Lírico Cordas e Retalhos)
Cid Cavalcanti (Bloco Lírico O Bonde)
Naize Abreu
Wena Lúcia de Souza (Aurora dos Carnavais)

Músicos
Maestro Edson Rodrigues
Newton Caivano
Rivancler Cavalcante de França
Camila Santana
Thiago Thomaz
Geony Melo
Fábio Andrade
Decca – José Inaldo Da Silva
Célio Coelho
Lula Menezes
Eduardo José Da Silva

Passistas
Célia Meira
Junior Viégas
Wanderley Aires
Kathllen Fernanda (Clube Misto Seu Malaquias)
Elide Leal

Flabelista
Tabida Cristina (Boêmios da Boa Vista)

Porta-estandarte
Hermes José da Silva (Bacalhau do Beco)

Bonequeiro
Xoxô – Claudio Brandão de Oliveira (Clube Misto Seu Malaquias)