NOTÍCIAS

| 03.12.12 - 12h54

Frevo concorre ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade

Representação pernambucana irá para eleição em Paris, que ocorre durante a 7ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, de 03 a 7 de dezembro, na sede da Unesco

O Frevo, Patrimônio Cultural do Brasil, é candidato junto ao canto budista de Ladakh (Índia), ao trançado de chapéus de palha (Equador) e a luteria tradicional de violinos em Cremona (Itália), entre outras expressões, a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. As candidaturas serão avaliadas para inclusão nas listas de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. As propostas de diversos países serão examinadas durante a 7ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que ocorrerá na sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em Paris, a partir desta segunda-feira (03) até 7 de dezembro.

O Frevo é a única expressão da cultura brasileira que será avaliada nesta ocasião. O gênero musical está entre 36 propostas que serão analisadas para a inscrição na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Confira aqui a lista das candidaturas.

Para defender o Frevo frente ao Comitê Intergovernamental, a secretária de Cultura do Recife, Simone Figueirêdo, o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), André Brasileiro, e uma comissão representativa do Comitê de Salvaguarda do Frevo embarcam na próxima segunda-feira (03) para participar da reunião da Unesco.

A comissão é formada por 25 pessoas, sendo artistas de diversos segmentos do Frevo e representantes do Iphan, da Prefeitura do Recife, Governo do Estado, Prefeitura de Olinda e Fundação Joaquim Nabuco (Ministério da Educação). Além da defesa oficial enviada ao Comitê Intergovernamental, a delegação irá realizar uma apresentação ao vivo, com passistas, músicos, integrantes de blocos líricos, bonequeiro, porta-estandarte e flabelista, que pretende sensibilizar e envolver os avaliadores da Unesco a partir da musicalidade e da dança do Frevo, em suas várias formas de apresentação.

Trajetória - Desde 2007, o Frevo tem o título de Patrimônio Cultural do Brasil, uma conquista alcançada no ano do seu centenário. A pré-candidatura do gênero musical a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi realizada em 2010 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir de inscrição com documentação elaborada pela Prefeitura do Recife.

Em 2011, foi instituído o Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, a partir do 1º Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, numa parceria entre o Iphan e a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura. Em outubro deste ano, ocorreu a inserção oficial da candidatura do Frevo na pauta da 7ª Reunião do Comitê Intergovernamental da Unesco.

Reconhecimento - O patrimônio cultural imaterial abrange práticas e expressões vivas passadas de uma geração à outra. Inclui tradições orais, artes performáticas, práticas sociais, eventos celebratórios, sabedorias e práticas relacionadas à natureza e ao universo, assim como os saberes e habilidades de trabalhos artesanais tradicionais.

São 36 candidaturas, entre elas a do Frevo, para a inscrição na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e oito candidaturas para inclusão na Lista de Patrimônio Cultural Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente. Esta última reúne a cooperação e assistência internacional para preservar expressões culturais ameaçadas e garantir seu futuro. A sessão também avaliará duas candidaturas para o Registro de Melhores Práticas de Salvaguarda e dez pedidos de Assistência Internacional para projetos de salvaguarda ou inventários. Saiba mais sobre a 7ª sessão aqui

O Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial conta com 24 representantes de estados-parte da Convenção, eleitos para mandatos de quatro anos. A metade do Comitê é substituída a cada dois anos. Presidido por Arley Gill (Granada), o Comitê irá examinar ainda os relatórios periódicos enviados por 16 estados-parte. Os relatórios apresentam análises do impacto da inscrição nas listas das atividades de salvaguarda nos países em questão.

Atualmente, 27 elementos em 15 países foram inscritos na Lista de Patrimônio Cultural Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente. A Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade enumera 232 elementos em 86 países até hoje. Já o Registro de Melhores Práticas de Salvaguarda conta com oito programas.

Somente os países que ratificaram a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial podem apresentar elementos para inscrição nas listas de Patrimônio Imaterial. Até hoje, 146 países ratificaram a Convenção, que foi adotada na Conferência Geral da Unesco de 2003.

Comissão representativa do Comitê de Salvaguarda do Frevo:

Grupo Gestor do Comitê de Salvaguarda do Frevo

Carmém Lelis – Historiadora e Pesquisadora (Secult – Prefeitura do Recife)

Magdalena Almeida – Doutora em Educação, professora e pesquisadora (Secult – Prefeitura do Recife)
 
Desfilante de blocos

Severino Vilanova (Bloco Lírico Cordas e Retalhos)

Cid Cavalcanti (Bloco Lírico O Bonde)

Naize Abreu

Wena Lúcia de Souza (Aurora dos Carnavais)

Músicos

Maestro Edson Rodrigues

Newton Caivano

Rivancler Cavalcante de França

Camila Santana

Thiago Thomaz

Geony Melo

Fábio Andrade

“Decca” - José Inaldo Da Silva

Célio Coelho

Lula Menezes

Eduardo José Da Silva

Passistas

Célia Meira

Junior Viégas

Wanderley Aires

Kathllen Fernanda (Clube Misto Seu Malaquias)

Elide Leal

Flabelista

Tabida Cristina (Boêmios da Boa Vista)

Porta-estandarte

Hermes José da Silva (Bacalhau do Beco)

Bonequeiro

“Xoxô” - Claudio Brandão de Oliveira (Clube Misto Seu Malaquias)