IASC promove Ciclo de Diálogos Sobre a População em Situação de Rua do Recife
O Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), autarquia vinculada à Secretaria de Assistência Social (SAS), realizará a partir das 9h da próxima quinta-feira (06) o Ciclo de Diálogos Sobre a População em Situação de Rua do Recife. A expectativa é de reunir ao longo do dia cerca de 150 profissionais, que trabalham com jovens em situação de rua no Recife e Região Metropolitana.
A programação inicia com uma visita aos Centros Pop Neuza Gomes e ao Centro Pop Glória, acompanhada pela geógrafa Marina Moreto, que entre 2011 e 2012 realizou consultoria para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) acerca da implantação dos Centros POP. À tarde, das 14h às 17h, haverá uma roda de diálogos, no auditório do Centro de Formação Paulo Freire e contará com a participação de profissionais do IASC e da SAS, do Consultório de Rua e do Fórum Metropolitano da Pop de Rua-PE.
“As atividades fazem parte da formação continuada da equipe do Iasc e da Assistência Social, que vem fortalecendo os trabalhos voltados para pessoa em situação de rua. Para isso, vamos nos debruçar nas origens dessa população observando como ela tem se organizando e trazendo experiência de várias partes do Brasil”, explicou a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade do IASC, Melissa Azevedo.
A mesa de abertura será composta pela Secretaria de Assistência Social do Recife e Presidente do IASC, Niedja Queiroz; do diretor de Atenção à Saúde de Recife, Rodrigo Cariri; o Coordenador da Pastoral do povo de rua da Arquidiocese de Olinda e Recife, Padre Luiz Vieira; e do delegado do Orçamento Participativo da população de Rua de Recife, Anderson Oliveira.
Em seguida, a geógrafa e especialista em Psicanálise Winnicottiana pela Unicamp, Marina Moreto, assumirá os diálogos da mesa temática População de rua: um recorte histórico e possibilidades de ações. Os trabalhos serão coordenados pela diretora de Média Complexidade do IASC, Melissa Azevedo, com a participação da consultora do Ministério do Desenvolvimento Social, Renata Almeida.