NOTÍCIAS

| 03.12.13 - 17h24

Inauguração da decoração marca a abertura do ciclo natalino

As luzes serão acesas neste sábado (7), e haverá também apresentações culturais e ciclofaixa noturna

O acender das luzes da decoração natalina do Recife, às 18h deste sábado (7), marca a abertura das celebrações do ciclo. No Cais da Alfândega, o momento será festejado com apresentações da Banda Sinfônica da Cidade do Recife, do Coral Edgard Moraes e do grupo SaGRAMA. Diferente de 2012, quando a decoração só cobriu oito pontos do Bairro do Recife, este ano o projeto A Natureza ilumina o Recife enfeita 21 áreas da cidade, entre ruas, praças e pontes, com totens de pássaros, flores tropicais e fios de luz. Quem for ao Cais na noite deste sábado poderá ver as imagens da decoração natalina projetadas também na fachada do Paço Alfândega.

Ao embelezar a cidade, o tema escolhido pela Prefeitura do Recife busca trazer elementos da cultura e da paisagem local para levar o brilho do ciclo natalino para as ruas, estimulando as famílias a aproveitarem ainda mais os espaços públicos. Os locais que receberam cenografia e iluminação são Parque Dona Lindu, Avenida Agamenon Magalhães, Cais da Alfândega, Praça do Arsenal, Marco Zero, Avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco, Ruas do Bom Jesus, da Aurora e do Sol, Pontes Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e Duarte Coelho, Sítio Trindade, e praças dos bairros do Coque, Chão de Estrelas, Morro da Conceição, Várzea, Mustardinha, Ibura e Lagoa do Araçá.

A iluminação em LED (Diodos Emissores de Luz) e os totens dialogam com o espaço público sem interferir ou ferir. Estes ícones da natureza abrem os acessos do Bairro do Recife e das ruas da Aurora e do Sol, e iluminam o entorno do Marco Zero. Na Praça do Arsenal um móbile de pássaros iluminados, com 56 peças, brilha sob a fonte, e as palmeiras e árvores receberão refletores e bastões de LED.

A árvore de Natal do Cais da Alfândega, que já se tornou tradição, terá 22,5 metros de altura, com uma festa de pássaros e flores de todas as cores, totalizando 570 elementos, que junto com 2 mil strobos iluminam o Rio Capibaribe. Na base da árvore será instalada uma peça de acrílico, na qual o público poderá conhecer as 90 ilustrações selecionadas nas oficinas de desenho, que aconteceram no mês de novembro nos bairros de Chagas Ferreira, Chão de Estrelas, Alto Santa Terezinha, Santo Amaro, Casa Amarela, Imbiribeira e Iputinga.

Já no Parque Dona Lindu, a referência dos flamboyants floridos desta época do ano deu origem à árvore de natal do parque, com 12 metros de altura. Além destas, sete outras árvores de 10 metros iluminarão o Sítio Trindade e os bairros do Coque, Chão de Estrelas, Morro da Conceição, Várzea, Mustardinha, Ibura e Lagoa do Araçá. No entorno das árvores, uma área de convivência foi criada com o reaproveitamento de 1350 paletes, espaço esse que também será iluminado por mangueiras de LED, todas as noites, para receber o público e aproximá-los da área para contemplação da decoração.

Veja programação Ciclo Natalino – Polos Oficiais
Veja programação Ciclo Natalino – Polos Comunitários

Ciclofaixa - Para aproveitar a cidade iluminada de uma maneira diferente – além de saudável – a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer vai realizar, exclusivamente no dia de inauguração da decoração do Ciclo Natalino, a Ciclofaixa Noturna do Bem. O percurso foi estrategicamente montado para que os ciclistas possam usufruir do trajeto e aproveitar os principais pontos com iluminação de Natal.

Serão 6,3 quilômetros dessa ciclofaixa especial, que irá ligar o Parque da Jaqueira, na Zona Norte da Cidade, ao Cais da Alfândega, no Recife Antigo. A Ciclofaixa Noturna do Bem irá funcionar das 20h do dia 7 de dezembro, à 1h do dia 8 de dezembro. Para celebrar o início deste ciclo, no Parque da Jaqueira, a partir das 20h, haverá apresentação de pastoril, coral e orquestra.

O roteiro vai passar pela Avenida Agamenon Magalhães, Rua da Aurora, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Rio Branco, Avenida Marquês de Olinda, Cais da Alfândega, Ponte Maurício de Nassau e Ponte Duarte Coelho. Os pontos turísticos que poderão ser observados no percurso da CiclofaixaNoturna são: Parque da Jaqueira, Museu do Estado de Pernambuco, Parque 13 de Maio, Teatro de Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Marco Zero e Centro de Artesanato de Pernambuco.

O Parque da Jaqueira é considerado o ponto de apoio da ação, onde estarão instalados banheiros químicos, palco e som para a celebração. Como o período natalino é também um momento de solidariedade, haverá arrecadação de presentes para doação ao Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC).