NOTÍCIAS

Cultura | 03.12.13 - 18h38

Obra de saneamento da PCR vai beneficiar 200 mil pessoas

O prefeito do Recife, Geraldo Julio dará início, nesta quarta-feira (04), às 15h, às obras do Programa Cidade Saneada nos bairros de Boa Viagem e Imbiribeira. Com investimento de R$ 40,8 milhões, as ações vão beneficiar cerca de 200 mil pessoas e serão realizadas no prazo máximo de dois anos.

A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço será assinada no canteiro de obras da Imbiribeira localizado na Avenida Sul (cerca de 700 metros depois da Cachaçaria Carvalheira). Sob o comando da Secretaria de Saneamento e Autarquia Sanear, os trabalhos vão incluir a implantação de 40 quilômetros de tubos coletores de esgoto, pavimentação e drenagem de seis quilômetros de vias e construção de duas estações elevatórias, sendo uma em Boa Viagem e outra na Imbiribeira.

Nesta terça-feira (03), durante apresentação do Cidade Saneada à imprensa, o secretário municipal de Saneamento, Victor Vieira, detalhou as ações do programa. Segundo ele, o principal objetivo da iniciativa é ampliar a área saneada e melhorar a coleta de esgoto da capital pernambucana.

“Do ponto de vista da saúde da população e da proteção ao meio ambiente, será um projeto fundamental, pois iremos eliminar uma série de procedimentos irregulares, como o despejo de esgoto sem tratamento nos rios e canais, por intermédio de ligações clandestinas e a falta de manutenção adequada de fossas, com prejuízo para o lençol freático”, explicou.

A Estação Elevatória da Imbiribeira (EE) será construída na Estrada do Frigorífico, nas proximidades da Cachaçaria Carvalheira. Já a EE de Boa Viagem será implantada embaixo do viaduto da Via Mangue, nas imediações da Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem. Das duas estações, o material coletado será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto do Cabanga (ETE), uma das três maiores da Região Metropolitana do Recife, juntamente com as ETEs de Peixinhos e do Janga (Paulista).

Para conscientizar a população, a Secretaria de Saneamento e a Sanear já deram início ao trabalho social junto aos moradores, por intermédio de visitas domiciliares e distribuição de panfletos explicativos.