NOTÍCIAS

Cultura | 03.12.13 - 16h42

PCR recebe exposição sobre a ditadura militar

[caption id="attachment_41250" align="alignleft" width="680"] A mostra, que acontece no hall da PCR, está inserida na programação da I Jornada Municipal de Direitos Humanos. (Foto: Irandi Souza/PCR)[/caption]

A exposição Ditadura no Brasil de 1964 a 1985: A verdade da repressão e a memória da resistência foi aberta hoje, no hall da Prefeitura do Recife (PCR), numa cerimônia que contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, e do secretário-executivo de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Paulo Moraes. A mostra está inserida na programação da I Jornada Municipal de Direitos Humanos, que segue até o próximo dia dez.

Através de fotografias acompanhadas de breves textos explicativos, a exposição faz um apanhado de fatos significativos que marcaram a história política do país, desde o golpe militar de 1964, até a campanha das “Diretas Já”, em 1985. O secretário-executivo estadual de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, destacou a importância da utilização de um espaço público por excelência para fazer um resgate do passado do Brasil que influencia até hoje na vida dos brasileiros. “A PCR e o Governo do Estado têm o compromisso de, juntos, promover e incentivar essa iniciativa e divulgá-la para a sociedade”, disse.

A secretária Ana Rita Suassuna afirmou que a exposição é muito importante, pois leva à população uma parte da história recente do país que não deve ficar apagada. “Estamos atuando no sentido de compartilhar com as pessoas fatos tão significativos, que muito nos dizem e podem ajudar sobre o conhecimento de nossa história social contemporânea”, disse a secretária.