Olha! Recife dedica passeio à beleza e à história dos azulejos
Roteiro de bicicleta contemplará a multiplicidade dos padrões e tipos de azulejaria, desde a temática religiosa dos séculos XVII e XVIII até a civil do século XIX
Herança portuguesa com certeza e símbolo inequívoco da prosperidade açucareira, os azulejos, que há séculos revestem as construções brasileiras, tendo contribuído imensamente para a construção de uma identidade arquitetônica nacional, serão tema de um dos roteiros do Olha! Recife desta semana. O passeio de bicicleta sai às 9h deste domingo (6), da Praça do Arsenal, com destino a vários prédios públicos e edificações antigas da cidade para mostrar a complexidade, a beleza e a multiplicidade dos padrões e tipos de azulejaria, desde a temática religiosa dos séculos XVII e XVIII até a civil do século XIX.
Entre os pontos que serão visitados estão: o edifício da Galeria Ranulpho, na Rua do Bom Jesus, todo revestido de azulejos; o edifício do Banco do Brasil, na Avenida Rio Branco, que ostenta um enorme paredão de azulejo em sua lateral; o térreo da Prefeitura do Recife, onde uma ciranda foi reproduzida num painel; a Igreja de Santo Antônio e sua torre azulejada; além de imóveis na Rua Nova, Rua da Matriz, Rua Velha, São Gonçalo e Barão de São Borja.
Também no domingo, o Olha! Recife a Pé será dedicado à influência judaica nas paisagens recifenses, que se deu principalmente a partir de 1635, com a chegada dos primeiros judeus, atraídos pela liberdade religiosa assegurada pelos dirigentes holandeses calvinistas. Aqui, eles deixaram marcas no traçado da cidade, construindo a seu modo casas e sobrados, escolas e cemitérios e disseminando hábitos até hoje cultivados entre os pernambucanos.
O roteiro irá da Sinagoga Kahal Zur Israel (a primeira das Américas), na Rua do Bom Jesus, ao Pátio de Santa Cruz, passando pela Ponte Maurício de Nassau; Rua 1º de Março, onde foi construída a primeira residência de Maurício de Nassau e, mais tarde, a Sinagoga Maguen Abraham (a segunda das Américas); bairro da Boa Vista, local de grande concentração de judeus no início do século XX; Rua da imperatriz, Martins Junior e Praça Maciel Pinheiro, onde morou Clarice Lispector. O passeio sai às 9h, da Praça do Arsenal.
O sábado (5) começa com o passeio de catamarã, que será dedicado ao Rio Capibaribe e suas pontes, oferecendo um ângulo diferenciado de contemplação das construções que permeiam a passagem do rio, bem como da beleza da vegetação ciliar natural que vem sendo recuperada e preservada por incentivo público. O Olha! Recife no Rio sai às 9h, do Cais das Cinco Pontas.
À tarde, também no sábado, o passeio de ônibus realizará o roteiro Jardim Botânico e Parque Santana, ressaltando a importância e a relevância desses espaços verdes que se sobressaem em meio à densa malha urbana e convidam à prática de atividades esportivas a céu aberto e à interação com a natureza.
Os interessados em qualquer um dos roteiros devem fazer a inscrição no site www.olharecife.com.br nesta sexta (4), a partir das 9h. Todos os passeios são gratuitos. Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.
Serviço
Olha! Recife no Rio
Tema: Rio Capibaribe e Suas Pontes
Quando: Sábado (5), às 9h
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours
Olha! Recife de Ônibus
Tema: Jardim Botânico e Parque Santana
Quando: Sábado (5), às 14h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas
Olha! Recife Pedalando
Tema: Azulejos do Recife
Quando: Domingo (6), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas
Olha! Recife a Pé
Tema: Circuito Judaico
Quando: Domingo (6), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas