Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 03.12.21 - 09h36

Frevo completa nove anos como Patrimônio da Humanidade

Programação virtual vai celebrar a data, a partir das 18h deste domingo (5), com apresentação da orquestra O Frevo é..., sob a regência especialíssima de Edson Rodrigues. Live, transmitida no Youtube do Paço do Frevo, reunirá ainda passistas e flabelos de dez blocos da cidade e da Região Metropolitana do Recife

Na cidade brasileira que concentra a maior quantidade de bens culturais registrados junto ao Iphan, patrimônio e celebração são conceitos que se encontram nas festas, nas ruas, nas tradições da cultura popular. E vão se encontrar também na programação do próximo domingo (5). Para comemorar os nove anos da declaração do frevo como patrimônio da humanidade pela Unesco, vai ter programação virtual com direito a orquestra, passista, coral e flabelistas. Iniciativa do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, em articulação e com realização da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Paço do Frevo, o evento tem apoio da Fundarpe e participação do Iphan, marcando o início da contagem para os 10 anos de patrimonialização do ritmo, que é embaixador da cultura recifense.

Batizada de Frevo da Humanidade, a live será transmitida pelo Youtube do Paço (youtube.com/pacodofrevomuseu), a partir das 18h, comemorando e confirmando também outro título, recentemente conquistado pelo Recife: o de Cidade Criativa na Música, igualmente conferido pela Unesco. Com o título, a capital pernambucana passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, formada por 295 cidades em 90 países, que tem por objetivo favorecer a cooperação e o fortalecimento da criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável, nos aspectos econômico, social, cultural ou ambiental.

As apresentações virtuais deste domingo dedicado ao frevo terão como cenário o terceiro andar do Paço do Frevo. E serão comandadas pela orquestra O Frevo é..., sob a regência especialíssima de Edson Rodrigues, maestro, arranjador, saxofonista e compositor, que escreveu de próprio punho uma parte importante da história recente do ritmo. Edson foi um dos integrantes da comitiva recifense, que esteve em Paris, em 2012, para acompanhar a cerimônia da Unesco que declarou o frevo como Patrimônio da Humanidade.

Também participarão da celebração no Paço o Coral Tradição e Zenaide Bezerra, mais antiga passista em atividade do Brasil, além do porta-estandarte Zacarias, que completará, em 2022, 50 anos de carreira e paixão dedicada ao frevo.

No bloco virtual do Frevo da Humanidade, irão se encontrar os flabelos das agremiações recifenses Bloco da Saudade, Bloco das Ilusões, Bloco das Flores, Com você no Coração, Boêmios da Boa Vista e Cordas e Retalhos, além dos blocos Flor do Tamarindo, de Carpina; Eu quero mais, de Olinda; Flabelo do Amor, de Jaboatão; e Flores do Paulista, de Paulista. Também será erguido o Flabelo da Salvaguarda, confeccionado pelo Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo para o evento de Paris. A locução será de Lima Neto, pesquisador dedicado, há décadas, à cultura popular.

Patrimonialização - O frevo sagrou-se Patrimônio Cultural da Humanidade no dia 5 de dezembro de 2012, na 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, na sede da Unesco, em Paris. Naquela ocasião, o frevo foi a única expressão da cultura brasileira entre 35 candidaturas de todo o mundo.

Mais antigo é o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, conferido ao frevo pelo Iphan em 2007, ano do seu centenário. O título foi revalidado no último mês de agosto, durante a 96ª reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.