Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 03.12.21 - 14h10

Prefeitura do Recife promove Dia D da vacinação antirrábica animal neste sábado (4)

img_alt

Expectativa é que 100 mil cães e gatos sejam imunizados nos 154 postos e três drive-thrus disponibilizados em toda a cidade. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Neste sábado (4), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, por meio da Vigilância Ambiental, vai promover o Dia D da vacinação antirrábica animal. Das 8h às 17h, a população poderá levar cães e gatos a um dos 154 postos de imunização distribuídos pelos oito distritos sanitários da cidade, além de três drive-thrus, localizados na Praça do Cavouco, no Cordeiro; no Big Bompreço, em Areias; e no Segundo Jardim, em Boa Viagem. A lista completa dos locais onde haverá atendimento está disponível no site da Prefeitura do Recife.  

A estratégia de descentralizar a vacinação tem o objetivo de oferecer mais comodidade aos tutores dos animais. Desde o dia 9 de outubro, passaram a ser montados postos de imunização itinerantes, em média, 30 por fim de semana. Nesse período, foram imunizados 119.540 animais. Agora no Dia D, com o número de pontos de atendimento disponibilizados cinco vezes maior, a expectativa é de que 100 mil cães e gatos sejam vacinados neste dia.

Para garantir a imunização de seu pet, o tutor precisa apresentar a carteira de vacinação do animal. Quem não tiver o documento receberá a carteirinha no ato da vacinação, com o registro da aplicação e o lote da vacina utilizada.

Para quem não puder levar os animais para se vacinar neste fim de semana, a Sesau disponibiliza a vacina antirrábica de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), situado no bairro de Peixinhos, e também no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro, e em territórios dos oito distritos sanitários, cuja lista com os endereços está disponível neste link. Moradores de outros municípios devem procurar as secretarias de Saúde de suas cidades.

RAIVA – A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto pessoas quanto animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. A vacinação antirrábica é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.