NOTÍCIAS

Cultura | 04.01.12 - 11h32

Conheça os teatros do Recife em um passeio turístico

Neste sábado (07), a Secretaria de Turismo do Recife realiza o primeiro passeio do ano do projeto “Conheça o Recife”. Dessa vez, turistas e recifenses poderão conhecer a história dos teatros locais. A saída está prevista para as 14h, da Praça do Arsenal da Marinha. O passeio é gratuito e tem vagas limitadas. Será um passeio panorâmico com parada nos teatros de Santa Isabel, Luiz Mendonça, Barreto Junior, Apolo e Hermilo.

Projetado pelo engenheiro francês Vauthier, o Teatro de Santa Isabel foi inaugurado em 1850 e tem estilo neoclássico. O Teatro Luiz Mendonça foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é um dos equipamentos culturais que fazem parte do Parque Dona Lindu. Os participantes também irão saber os detalhes do Teatro Barreto Junior, que funcionou antigamente como Cine-Atlântico, localizado no bairro do Pina.

O teatro mais antigo do Recife, o Apolo, inaugurado em 1842, funcionou por alguns anos como armazém de açúcar. Já o Hermilo Borba Filho é um teatro de arena e iniciou suas atividades em 1987. Seu nome é em homenagem a um famoso dramaturgo pernambucano.

Os guias de turismo farão um breve histórico dos demais teatros do Recife. As inscrições são realizadas previamente através do telefone 81 3355.8847. É solicitado aos participantes que, no dia do passeio, levem um pacote de biscoito para ser doado ao Hospital Infantil Manoel da Silva Almeida.