NOTÍCIAS

Cultura | 04.01.13 - 16h57

Geraldo inicia plano de limpeza urbana

[caption id="attachment_30361" align="alignleft" width="334"] Operação Faxina Geral será executada por 600 trabalhadores que vão atuar de forma concentrada nas seis RPAs. Foto: Andréa Rêgo Barros[/caption]

O prefeito Geraldo Julio deu inicio, na manhã desta sexta-feira (4), a um grande plano de limpeza urbana que promete mudar a cara da cidade dentro de 30 dias. Montada desde o período da transição, a Operação Faxina Geral será executada por 600 trabalhadores que vão atuar de forma concentrada em cada uma das seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade.

A intervenção começou pelo canal Vasco da Gama/Peixinhos, na Zona Norte, mais conhecido como Canal do Arruda. O prefeito foi até o local inspecionar os trabalhos. Amanhã, Geraldo vai vistoriar o começo da limpeza do canal do Jordão Alto, na Rua Maria Irene. Já no domingo, o mutirão vai ocupar o Recife Antigo.

A Emlurb e as empresas prestadoras de serviço farão os trabalhos de limpeza, capinação, pintura de asfalto, varrição e catação de resíduos. Após as ações do Ibura e do Bairro do Recife, o mutirão chegará aos bairros da RPA 5 (Afogados, Bongi, Mangueira, Mustardinha), 4 (Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre) 2 (Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande) e 3 (Aflitos, Alto do Mandú e Apipucos). A RPA 1 (Recife, Santo Amaro e Boa Vista) receberá um esforço concentrado durante o mês inteiro. A meta é realizar, em conjunto, um trabalho de conscientização ambiental, a exemplo de coleta seletiva.

“Nós já convocamos todas as empresas responsáveis pela limpeza, pela coleta e pelas praças da cidade. Esse é só o primeiro passo. As comunidades precisam ficar cientes de que essa ação será permanente nos bairros”, garantiu Geraldo. Ao todo, 93 caminhões, 15 ônibus, seis veículos leves, seis motos, cinco escavadeiras, dois barcos e uma pá escavadeira serão usados pela Emlurb nesse esforço coletivo.

A intervenção no canal do Arruda será realizada por 80 homens, cinco caminhões caçamba, uma escavadeira hidráulica, uma pá mecânica e uma máquina do tipo Drag Line – equipamento próprio para aprofundar leito de rios e canais. O lixo começou a ser recolhido pontualmente às 7h. Orçada em R$ 430 mil, a intervenção será concluída em 60 dias. A estimativa é que, só nessa primeira parte da limpeza, que vai da Avenida Beberibe até a divisa com Peixinhos, em Olinda, sejam dragados seis mil metros cúbicos de um trecho de três quilômetros e meio do canal. Já a capinação, varrição e catação de resíduos serão concluídas na próxima semana. O lixo recolhido será levado para o aterro de Candeias.

Geraldo Julio explicou que a Prefeitura viabilizará a intervenção no canal do Arruda através de uma construção coletiva dividida em três etapas. Iniciada hoje, a primeira fase consistirá em limpeza, pintura, capinação e dragagem do canal. A segunda virá com a construção de uma central de triagem de resíduos sólidos e de uma campanha de consciência ambiental para evitar que os catadores instalados às margens do canal voltem a jogar o seu lixo no curso d'água. A terceira é um projeto de urbanização, que está previsto para o mês agosto e compreende a construção de praças em cima do canal e também de calçadas.