Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 04.01.19 - 16h54

Arte, cultura e brincadeira nos museus do Recife

img_alt

Equipamentos culturais, geridos pela Prefeitura do Recife, realizam oficinas e colônia de férias durante todo o mês de janeiro. Museu da Cidade do Recife, MAMAM e Murillo La Greca têm programação intensa para a criançada (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

No mês das férias, os museus geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, promovem atividades para a criançada se divertir, interagir, aprender, e se tornar ainda mais criativa. Nos finais de semana de janeiro, o Museu da Cidade do Recife, o MAMAM e o Museu Murillo La Greca vão trabalhar com os pequenos temas relacionados a história, pintura, escultura, fotografia, brincadeira, meio ambiente e muito mais.

No Museu da Cidade do Recife, a programação de férias começa já neste domingo (6), a partir das 10h. A oficina de cartonera abrirá as atividades ensinando aos pequenos sobre como confeccionar calendários, livros e catálogos, utilizando produtos como papelão e tinta colorida. A ideia é conscientizar as crianças sobre a importância de se reutilizar materiais. 

No dia 20 de janeiro, no mesmo horário, o museu receberá uma oficina de estamparia, ministrada pelo artista plástico Emerson Pontes, cujo tema de inspiração será o Forte das Cinco Pontas, local onde o museu está instalado, e a história do Recife. Os participantes deverão levar uma camiseta branca para ser estampada no dia ou adquirir a peça na lojinha do museu. No dia 27 de janeiro, também a partir das 10h, os visitantes vão aprender a fazer uma pipa que depois poderá ser levada para casa. A entrada é gratuita, saiba mais: (81) 3355-3107 ou www.museudacidadedorecife.org.

Já o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) realiza a sua Colônia de Férias do dia 14 ao dia 18 de janeiro, sempre a partir das 14h, para crianças com idades entre 5 e 10 anos. As inscrições deverão ser realizadas até o próximo dia 11 de janeiro, presencialmente no museu, de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Para saber sobre os valores e outras informações, basta enviar um email para educmamam@gmail.com.

No primeiro dia de atividades, o MAMAM vai oferecer a oficina SobreFoto que trabalhará com fotografias em preto e branco sobrepostas por plástico. A proposta é usar a foto como base para a criação. No dia seguinte, será a vez da Corpo Botânico que propõe uma reaproximação com a botânica a partir da produção de carimbos com plantas. Os participantes irão produzir os carimbos com as plantas e utilizar o material para fazer pintura corporal, uns nos outros; dessa forma, as crianças se aproximam e estimulam a criatividade.

No dia 16 de janeiro, será a vez da oficina Sobrepondo formas. Usando plástico e formas geométricas recortadas, a criançada vai fazer sobreposições das peças. Essa técnica, que estimula a criatividade, também é utilizada pela artista Alice Vinagre que atualmente está com a exposição Com Olhos de Náufrago ou Onde fica o Próximo Porto” em cartaz no MAMAM.

Com o objetivo de discutir os limites da pintura e da escultura, a oficina “Pintura ou Escultura?” acontecerá no dia 17 deste mês. Vão ser realizadas produções com pinturas em roupas, utilizando como referência alguns trabalhos de Alice Vinagre e de Alex Flemming. A última atividade de férias do MAMAM será a oficina de pintura Expressando Arte, no dia 18 de janeiro. A proposta é estimular as crianças a se expressarem por traços livres, utilizando cores criadas a partir de pigmentos naturais. Os pequenos vão pensar além das formas figurativas, experimentando os materiais com a liberdade de criar.

O Murillo La Greca é outro equipamento cultural que não esqueceu das férias da garotada. A partir da vivência com o Rio Capibaribe, o museu promoverá a oficina “Dar Nome ao Rio” - uma proposta de plasticidade, movimento e ludicidade para crianças. As atividades serão realizadas entre os dias 15 e 19 de janeiro, sempre das 13h30 às 17h.

A oficina se relaciona com a exposição fotográfica Glossário Fluvial, de Hassan Santosque está em cartaz no museu. O objetivo é promover brincadeiras e atividades artísticas que estimulem a reflexão sobre o rio. Sobre as opções de valores e outras informações: educativommlg@gmail.com.