NOTÍCIAS

Cultura | 04.02.14 - 17h18

Secretarias de Educação e de Meio Ambiente lançam programa de educação ambiental

[caption id="attachment_43379" align="alignleft" width="680"]
O Educar para uma Cidade Sustentável vai estimular o desenvolvimento de projetos sobre sustentabilidade nas 302 unidades de ensino da PCR a partir de março. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]

Na abertura do ano letivo de 2014, nesta terça-feira (4), as Secretarias de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (Smas) lançaram o Programa Educar para uma Cidade Sustentável. A parceria vai implantar uma nova metodologia de educação ambiental em todas as 302 escolas e centros infantis da rede municipal de ensino. Ao longo do ano, professores e alunos vão desenvolver projetos sobre temas como biodiversidade, tratamento de resíduos sólidos e reciclagem, envolvendo a comunidade.

Antes de iniciar os projetos, os professores participam de uma formação continuada e têm acesso a material didático sobre a sustentabilidade. O primeiro encontro será no dia 26 de março. A partir da formação, os educadores poderão trabalhar, nas salas de aula, temas como não jogar lixo nas ruas, preservação do verde e proteção à fauna e à flora. Além disso, os docentes vão multiplicar o trabalho realizado pela Smas junto à população.

O material didático do Programa Educar para uma Cidade Sustentável contempla um guia prático para a sustentabilidade, a legislação ambiental da cidade do Recife e filmes, além de jogos educativos. A Smas acompanhará o trabalho realizado pelas escolas de cada microrregião para, no final de 2014, promover uma feira de conhecimentos que mostrará o resultado do primeiro ano do programa.

A fim de proporcionar aos estudantes um contato mais próximo com a natureza, os professores também poderão realizar aulas práticas relacionadas a temas como biodiversidade, resíduos sólidos, água e verde urbano. Os cenários vão ser as unidades ambientais da cidade, entre elas o Jardim Botânico e o Rio Capibaribe. O barco da Escola Ambiental Águas do Capibaribe e os Núcleos de Educação Ambiental (Econúcleos) da PCR apoiam essas atividades.

As escolas ainda terão a oportunidade de participar ativamente do calendário ecológico do Recife em 2014. Entre os eventos já programados estão a campanha de reciclagem do Movimento Limpa Brasil, em abril, e a Mostra Ambiental do Recife (Maré), que oferecerá oficinas de animação e exibição de filmes durante os meses de abril e maio.

Para a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, a soma de esforços com a Secretaria de Educação é o primeiro passo para implantar uma cultura de respeito ao meio ambiente no Recife. “Estamos trazendo de maneira mais sistêmica o nosso conhecimento de sustentabilidade e educação ambiental para que, juntos, possamos implementar esse programa, que é fundamental para uma cidade melhor”, ressaltou.

O Secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, afirmou que o sucesso do programa depende, em grande parte, da disposição dos educadores em nortear os estudantes para o cuidado necessário com o meio ambiente. “É preciso dar um salto de qualidade na educação da cidade”, acrescentou.