NOTÍCIAS

| 04.02.15 - 16h30

​Ambulantes que vão trabalhar no Carnaval recebem orientações da Vigilância Sanitária do Recife

Objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é garantir a qualidade dos produtos que serão comercializados durante a festa. (Foto: Daniel Tavares/ PCR)

Orientações para a comercialização de alimentos limpos e saudáveis, além de questões sobre higiene pessoal, foram os principais assuntos abordados, nesta quarta-feira (4), durante capacitação da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, com os ambulantes que vão trabalhar durante o Carnaval. Eles foram cadastrados anteriormente pela Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e vão atuar no Bairro do Recife.

A principal recomendação da Visa é em relação ao manuseio e acondicionamento dos produtos alimentícios que serão vendidos. “Não é permitido cortar, temperar, tratar e produzir alimentos na via pública. Eles devem vir previamente prontos”, disse Emília Resque, nutricionista da Vigilância Sanitária. Está proibido ainda utilizar pedaço de bambu nos espetinhos, fabricar e vender bebidas alcoólicas caseiras e comercializar produtos alimentícios sem indicação de prazo de validade.

Os vendedores também devem prestar atenção no acondicionamento dos alimentos e das bebidas. “As caixas térmicas plásticas devem ser usadas para guardar e manter os alimentos na temperatura adequada. Já as bebidas devem ser guardadas em caixas de isoopor, desde que estejam limpas e bem conservadas”, orientou Emília.

O gelo também é outra preocupação dos fiscais da Visa. “Os ambulantes só podem usar gelo industrializado, nunca caseiro. E, na hora de comprar, é importante observar se a embalagem é transparente, com rotulagem, e se contém os dados do fabricante”, explicou. Os alimentos que podem ser consumidos crus, como frutas e vegetais, precisam ser tratados com solução clorada e guardados em vasilhames tampados.

Para o ambulante Carlos José Leite comercializa pastel e cachorro quente na Rua Vigário Tenório, próximo ao Marco Zero, obedecer as normas de higiene previne doenças e garante mais clientes. “A instrução para a gente trabalhar correto é importante porque reflete na nossa barraca e o folião vê que está tudo limpinho e padronizado”, afirmou o vendedor.

Quem descumprir as regras estabelecidas pela Vigilância Sanitária terá os produtos apreendidos e inutilizados.

Plantão – As ações de vigilância começam desde a semana pré-carnavalesca até o último dia de Carnaval. Entre elas está a intensificação das inspeções sanitárias no comércio formal de alimentos (bares, restaurantes, lanchonetes) localizados próximos aos polos de animação, e também em hotéis, motéis e pousadas, priorizando os locais onde haverá maior fluxo turístico. Serão feitas, ainda, inspeções nos trios elétricos e camarotes instalados em todo o trajeto do bloco Galo da Madrugada, a fim de verificar as condições sanitárias do local, bem como a qualidade dos alimentos e dos serviços de saúde fornecidos.