Secretaria de Habitação

NOTÍCIAS

Habitação | 04.02.25 - 12h10

Prefeitura do Recife inicia escuta na comunidade de Caranguejo Tabaiares para projeto de urbanização

 

Moradores se reuniram nesta segunda-feira (3), na Escola Municipal Mércia de Albuquerque Ferreira, com a presença de equipes da gestão municipal para discutir futuras ações de urbanização da área

Nesta segunda-feira (3), a Prefeitura do Recife iniciou um processo de escuta ativa na comunidade de Caranguejo Tabaiares, reunindo moradores na Escola Municipal Mércia de Albuquerque Ferreira para discutir futuras obras de urbanização, que serão planejadas com base nas necessidades e desejos dos moradores. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Habitação (SEHAB) em conjunto com a Secretaria de Articulação Política e Social (SEAPS), a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e a própria comunidade, garantindo transparência e permitindo que os moradores acompanhem e contribuam diretamente para as melhorias na infraestrutura do território.

O secretário de Habitação, Felipe Cury, conduziu a apresentação e respondeu a todas as dúvidas dos moradores, ressaltando a importância da escuta. Ele explicou que, antes de chegar na comunidade, foram realizadas diversas reuniões com as comissões e lideranças locais. “Hoje, é a culminação de um processo de participação iniciado anteriormente, com o objetivo de ouvir diretamente a população, conforme a determinação do prefeito João Campos. Tivemos centenas de pessoas de todas as idades presentes, que puderam conhecer as ações que estamos planejando para esse território e que será construído para melhorar a qualidade de vida delas. Após anos de luta, a parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal garantirá que os moradores de Caranguejo Tabaiares permaneçam na comunidade, com um projeto de urbanização que transformará significativamente suas condições de vida”, afirmou Cury.

A moradora Fabiana Anjos, 43 anos, aprovou a reunião e já espera por outras. “Essa é a primeira vez que estão trazendo a pauta para a comunidade. Isso é muito bom, porque a gente não tinha conhecimento antes. Houve reuniões, mas foram entre os líderes e é muito importante que a comunidade participe e entenda o que vai ser feito. Vai ser algo bom, mas é necessário que haja mais reuniões para que a gente fique por dentro, tenha mais conhecimento e entenda melhor as necessidades e o que será feito”, destacou Fabiana.

Também presente na escuta, o presidente da URB, Luís Henrique Lira, explicou que o projeto visa dar concretude à questão das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). “A ZEIS foi estabelecida há vários anos e, desde então, tem sido reconduzida pela Comissão Local de Imobilização para Urbanização e Legalização. Agora, estamos trazendo um projeto de urbanização, que vai incluir a requalificação das vias, calçadas, drenagem e moradia, para garantir condições dignas para todos. Após a finalização do processo de urbanização, começaremos a regularização, que é a segunda etapa do trabalho nas ZEIS, e entregaremos a titularidade de posse a todos os moradores.”, afirma Luís.

ASSUNTOS: