Alunos recebem novos livros do Projeto Nas Ondas da Leitura
Nas escolas municipais do Recife, 2015 promete ser um ano repleto de literatura. Para isso, o primeiro passo foi dado nesta terça-feira (03), quando a Secretaria Municipal de Educação promoveu a entrega dos livros paradidáticos do projeto Nas Ondas da Leitura em todas as escolas da rede. A iniciativa está no segundo ano e beneficia os mais de 65 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A grande novidade deste ano é que os mais de sete mil alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também passaram a receber as obras literárias.
Como parte do Programa de Letramento do Recife (Proler), o projeto Nas Ondas da Leitura atua como um fortalecedor das estratégias de alfabetização já adotadas pelo programa. Os livros entregues aos alunos são trabalhados pelos professores ao longo do ano letivo, de forma multidisciplinar e através de diversas atividades educativas de estímulo ao desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos estudantes. Os kits são compostos por uma mochila e nove livros paradidáticos, estes escolhidos conforme as particularidades de cada faixa etária. Depois de contadas e recontadas todas as obras disponibilizadas aos alunos, o Ondas da Leitura também estimula o lado autoral dos estudantes. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Meta de Educação, Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMEPH).
Na Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, no Pina, o clima desta terça foi de festa e expectativa. Para celebrar a entrega dos kits, foi organizada toda uma programação, que começou com a projeção de um curta de cunho literário e foi seguida por uma encenação teatral das professoras. Os pequenos estudantes também participaram da festa fazendo uma apresentação musical. Para Hadrielle Maria de França, de 9 anos, que é uma das alunas-cantoras do 4º ano, foram as boas experiências do ano passado que a trouxeram feliz para a entrega desta terça. "Eu até estava com dor de cabeça hoje de manhã, mas mesmo assim fiz questão de vir pegar os livros. Em 2014, eu lia as historinhas que ganhei quase todo dia. Quero ser professora quando crescer, por isso preciso ler muito", revela Hadrielle.
O secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, ressaltou a importância do aprendizado através dos livros. "As práticas da leitura e da escrita são partes fundamentais não só do processo de letramento, mas do desenvolvimento do aluno como um todo. Juntar duas letras não é saber ler e escrever. O Ondas da Leitura foi iniciado justamente para estimular o aluno a ir além disso", afirmou.
Para Fátima Bizarro, uma das técnicas da Prefeitura do Recife e articuladoras do projeto nas divisões de EJA, a iniciativa alargou as fronteiras da literatura. "Ler é viajar, é sonhar. Agora, com a ampliação do projeto, ler também é para todos", disse. Uma das alunas de EJA a receber o kit foi Maria Meire Almeida Lima, 38 anos, dona de uma empresa do ramo de alimentos que havia largado a escola quando cursava o 5º ano. "Voltei a estudar para aprender mais, para saber das coisas. Nunca pensei em fazer faculdade, até porque já tenho meu negócio, mas, agora que recomecei a estudar, por que não?", conta.