NOTÍCIAS

Cultura | 04.03.15 - 22h28

Começa a construção da Upinha Dia Poço da Panela/Santana

Nesta quarta-feira (4), o prefeito Geraldo Julio autorizou início da obra da unidade, que vai beneficiar 1,5 mil famílias da região. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

O novo padrão de serviço de saúde adotado pela Prefeitura do Recife chegou às comunidades do Poço da Panela e Santana. Para substituir as antigas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos respectivos bairros, que funcionam em casas alugadas, a PCR começa a erguer, em terreno próprio, uma Upinha Dia. Na noite desta quarta-feira (4), o prefeito Geraldo Julio autorizou o início da construção do equipamento, que vai oferecer um serviço humanizado e com melhor estrutura para as 1,5 mil famílias beneficiadas. A Upinha Dia Poço da Panela/Santana ficará pronta em 12 meses.

"Hoje começa a sair do papel a conquista do povo. Essa Upinha não é realização apenas da Prefeitura, mas das pessoas. A população luta por isso há anos. Os postos de saúde não têm a estrutura adequada para os profissionais fazerem atendimento e agora as famílias dessa região terão o padrão Upinha que nós implantamos no Recife. Um modelo pioneiro já copiado em todo país", afirmou o prefeito Geraldo julio, depois de assinar a Ordem de Serviço para a construção da unidade. Quem também acompanhou a solenidade foi o pároco de Casa Forte, padre Edwaldo Gomes.

Para construção dessa Upinha, localizada na Rua Engenheiro Jair Furtado Meireles, no Poço da Panela, a Prefeitura vai investir R$ 831,2 mil. Além dos moradores do Poço da Panela e Santana, serão beneficiadas as comunidades de Monteiro, Bananal, Lemos Torres e Vila Vintém. Até o momento, três equipamentos do tipo já foram entregues pelo Executivo Municipal, nos bairros do Bongi, Córrego do Euclides e Jiquiá.

Presente ao ato, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou a importância da unidade para a região. "Cada vez que investimentos na construção de Upinhas, estamos diminuindo a desigualdade em nosso país. Esse equipamento representa um dos principais mecanismos de igualdade no atendimento à saúde" reiterou o gestor.

Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade vai dispor de duas equipes de Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de uma equipe de saúde bucal, com um dentista e um auxiliar de saúde bucal. A Upinha terá quatro consultórios clínicos; um consultório de saúde bucal; salas de vacina, curativo, nebulização, acolhimento, além de um espaço adequado para os agentes comunitários, sala de reunião e gerência. A estrutura vai conter copa, almoxarifado, depósito e expurgo/esterilização e banheiros com acessibilidade.

Morador do Poço da Panela, Alexsandro Alves, 40 anos, explicou que a Upinha Dia representa um pleito antigo da comunidade. "Há oito anos nós lutamos para ter uma unidade de saúde digna em nossa comunidade. Nós só temos que agradecer a Deus e ao prefeito, que cumpriu com o que ele falou ainda na campanha. Hoje, para a nossa região, é motivo de festa, de comemorar mesmo" enfatizou.

Balanço - Até o fim do ano passado foram inauguradas seis Upinhas – três Upinhas 24h (Prof. Dr. Moacyr André Gomes, em Casa Amarela; Prof. Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo; e Profª. Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro) e três Upinhas Dia (Novo Prado, no Bongi; ACS Maria Rita da Silva, no Córrego do Euclides; e Novo Jiquiá, no Jiquiá). Nos dois anos de gestão, o total de investimentos - R$ 87 milhões - em Saúde foi maior que nos dez anos anteriores.