Concluintes dos cursos profissionalizantes recebem certificados
no mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)
Alunos das 17 escolas profissionalizantes da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife receberam, nesta quarta-feira (4), os seus certificados dos cursos profissionalizantes realizados no segundo semestre de 2014. A entrega foi simbólica, uma vez que mais de 1.900 pessoas se formaram nesse período em mais de 50 cursos nas áreas de Higiene e Beleza, Vestuário, Artesanato, Idiomas, Alimentação, Saúde, Escritório, Turismo e Construção Civil. Muitos deles já estão inclusive desenvolvendo seus próprios empreendimentos na área ou trabalhando com carteira assinada.
É o caso de Ricardo Henrique Gomes, 37 anos, que fez o curso de culinária. Ele contou que tinha algumas noções na área, mas somente com o curso é que conseguiu, de fato, desenvolver essa habilidade. Agora, Gomes já iniciou um pequeno negócio que envolve a realização de almoços, jantares e outros tipos de festas nas casas dos clientes e também a fabricação de bolos e pães sob encomenda. O ex-aluno faz planos de cursar uma faculdade de gastronomia para aprimorar ainda mais seu trabalho.
Outro que está entusiasmado com a nova profissão é Jadson Silva Souza, 30 anos, concluinte do curso de corte e costura e que tem uma meta bem específica: ser design de bermudas. Com o encerramento do curso, ele passou a costurar e reformar todas as suas roupas. “Foi o caminho que encontrei para aprimorar o que aprendi no curso, criar novas técnicas e tentar novas modelagens. Assim, espero abrir minha própria confecção de bermudas até julho deste ano. Além de querer cursar uma faculdade de design”, explicou Jadson. “Tenho o maior orgulho de hoje produzir minhas próprias roupas e ser elogiado pelos amigos por elas”, completou.
Para o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora – que entregou pessoalmente os certificados a um representante de cada escola -, os bons resultados obtidos por esses alunos são fruto do trabalho dos professores e diretores das escolas, bem como da busca constante por oferecer mais qualidade aos cursos oferecidos. “É gratificante ver as pessoas colhendo os frutos da sua dedicação aos nossos cursos”, analisou. Na sua análise, as turmas iniciadas na última segunda-feira terão mais sucesso ainda: “Para esse semestre, realizamos uma capacitação voltada para professores e diretores sobre planejamento e práticas de ensino. Esse será um dos diferenciais”, conclui Asfora.