Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 04.03.22 - 17h19

Bairro da Boa Vista ganha mais 40 vagas de Zona Azul

 

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), vai ofertar mais 40 vagas de Zona Azul na Rua Henrique Dias, na Boa Vista, a partir deste sábado (5). Serão 38 vagas comuns, mais uma para idosos e outra para pessoas com necessidades especiais. O novo espaço da Zona Azul ficará no trecho entre as Ruas Dom Bosco e Miguel Couto e as vagas terão duas horas de permanência.

 

Os condutores contam, hoje em dia, com mais de  3.500 vagas destinadas a carros, ônibus de turismo, táxis e veículos de carga e descarga. Com isso, um grande número de pessoas pode deixar seu carro nas ruas do Bairro do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem, reconhecidos tradicionalmente como pólos de serviço e cultura.

 

O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. A maioria das vagas funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3,00.

Desde julho de 2019, o cartão de Zona Azul é adquirido no formato digital, por meio do aplicativo “Zona Azul Recife”, disponível nas plataformas Android e IOS. O usuário faz o cadastro com informações pessoais, e-mai e senha, cadastra a placa do veículo e, em seguida, realiza a compra do Cartão Digital por meio de cartão de crédito. Quando o tempo da vaga está a 15 minutos de terminar, o motorista recebe uma notificação no celular com a opção de renovar o estacionamento, que poderá ser feita apenas uma vez.