NOTÍCIAS

Cultura | 04.05.11 - 17h23

Profissionais da rede de proteção social discutem acolhimento e vulnerabilidade

Atividade faz parte do processo de educação permanente dos servidores que atuam no segmento

Profissionais que atuam na rede de proteção social da Prefeitura do Recife participam, na manhã desta quarta-feira (4), do Seminário Acolher e Cuidar: desafios do cotidiano. Promovido pela Secretaria de Assistência Social, o evento está sendo realizado na sede da Diretoria de Tecnologia na Educação e Cidadania (DGTEC), na Boa Vista, e faz parte do processo de educação permanente dos servidores que atuam no segmento.

Durante o encontro, estão sendo abordados temas como O Acolhimento nos Ciclos da Vida – infância, adolescência, idade adulta e terceira idade. “A realidade da política da assistência social será baseada de acordo com a história contada pelos educadores, por isso, é preciso refletir o papel e a vocação desses profissionais que estão em contato direto com as famílias e com a vulnerabilidade”, disse a secretária de Assistência Social e presidente do Iasc, Niedja Queiroz.

Também estão sendo discutidos os eixos na formação da educação permanente dos profissionais do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc). “Afinal, vocação, compromisso e responsabilidade são fundamentais para o resultado positivo do enfrentamento da vulnerabilidade”, concluiu a secretária.

As questões foram explanadas pelas assistentes sociais do Iasc, Janaína Machado e Tatiana Pereira, e pelo chefe do Núcleo de Saúde da Pessoa Idosa de Jaboatão dos Guararapes, Eduardo Bezerra, que ressaltou a importância do debate conjunto entre os dois municípios. “Eles compartilham do mesmo sistema de transporte público, do mesmo sistema de saúde, então, é fundamental que a vulnerabilidade também seja conversada dessa forma. Até mesmo pelo fato de que muitos idosos do Recife vivem nas instituições de longa permanência de Jaboatão e vive-versa”, explicou Bezerra, que também é pesquisador do laboratório de estudo em violência em Saúde da Fiocruz.

Aprovada no último concurso da Assistência Social do Recife, a educadora social Francy Laura, enfatiza a importância de momentos como esse. “As discussões vão complementar o trabalho, especialmente quando tratarmos com o usuário”, opinou.

Operação Inverno - O Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife (Iasc) é um dos parceiros com papel fundamental durante a Operação Inverno 2011, que contempla uma série de ações da gestão municipal, com vistas à preparação do Recife para o período de inverno. O órgão acolhe as vítimas das chuvas nos abrigos temporários instalados exclusivamente com esse objetivo.

Duas casas de acolhimento, nas áreas Norte e Sul da Cidade, são utilizadas, quando necessário, para abrigar os desalojados. Em casos de deslizamento de barreiras ou quando técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir) identificarem a necessidade de retirada de famílias, elas também são encaminhadas para um desses locais. Se necessário, o Iasc também atua na sensibilização da sociedade para a arrecadação de donativos e distribuição de materiais de primeira necessidade aos desabrigados.