NOTÍCIAS

Cultura | 04.05.12 - 16h07

Prefeitura capacita professores da Educação Infantil

Qualificação tem o objetivo de melhorar o atendimento às crianças de 0 a 5 anos das creches da Rede de Ensino do Recife

[caption id="attachment_17842" align="alignleft" width="334" caption="Cerca de 900 professores da Educação Infantil estão sendo capacitados pela Prefeitura do Recife. Foto: José Alves"][/caption]

Cerca de 900 professores da Educação Infantil estão sendo  capacitados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, (Seel). A formação, que foca na política de direito à qualidade da Educação para crianças de 0 a 5 anos, acontece até a próxima segunda-feira (07), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. As aulas buscam a melhoria no atendimento às crianças de 0 a 5 anos das creches, CMEIs e escolas de Educação Infantil da Rede de Ensino do Recife.

“Estamos dando continuidade à política de formação ao professor e assim garantindo ao educador o direito de ter a capacitação, e ao aluno o direito à qualidade no ensino”, ressaltou a gerente de Educação Infantil, Isleide Rocha.

Entre os temas abordados nessa etapa da Formação estão: a pedagogia ambiental para a primeira infância; literatura, leitura e escrita na educação infantil; artes visuais na educação básica; como cuidar e educar a criança na perspectiva da compreensão do respeito por si e pelo outro, no contexto da diversidade etnicorracial; “o eu e o mundo na brincadeira”; a diversidade na escola democrática; as crianças e o conhecimento lógico matemático e a música na educação infantil.

Durante a sessão da manhã desta sexta-feira, o diretor da Escola Ambiental “Águas do Capibaribe”, Alfio Mascaro, falou sobre a pedagogia ambiental para a primeira infância. Segundo ele, a natureza passou a ser “inimiga” do desenvolvimento urbano atual. ”Pensando nisso nós devemos dar muita atenção às crianças, pois elas estão começando a perceber o mundo e com isso precisamos oferecer-lhes uma perspectiva mais sensível, onde possamos ter uma convivência mais harmônica com a natureza”, reforçou o diretor.

Para a professora da Creche Sonho de Crianças, Daniela Maria, 30 anos, essas formações são de suma importância. “Nelas aprendemos a trabalhar melhor com crianças nessa faixa etária, através de metodologias diferentes, que adquirimos nas qualificações oferecidas”.

Já a professora da Escola Municipal do Jordão, Daniele Silvestre, 30 anos, diz ser bastante gratificante ter essas formações. “Com essas formações não ficamos perdidos no tempo e no espaço, continuamos nosso processo de evolução acadêmica e a partir dessa nova perspectiva inserimos os alunos num contexto social mais atualizado”.

A Formação Continuada para professores da Educação Infantil acontece durante todo o Ano Letivo, sempre  no turno de trabalho dos educadores. Os módulos têm carga horária de 4h aula/mês.

Serviço:

Formação Continuada para professores da Educação Infantil

Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire

Rua Real da Torre, 299, Madalena

Até segunda (7), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30