NOTÍCIAS

Cultura | 04.05.12 - 09h33

Prefeitura do Recife participa de mais um simulado de prevenção de desastres

A operação envolverá cerca de 150 pessoas que moram no Córrego da Bica (Passarinho), RPA-3 da cidade

Com o intuito de preparar a população que mora em áreas de risco sobre como atuar em situações de emergência, a Prefeitura do Recife, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), realiza, na manhã deste sábado (05), o 2º Simulado Participativo de Prevenção de Desastres. A ação, que é promovida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, começa às 8h30 e envolverá cerca de 40 famílias do Córrego da Bica (Passarinho). O simulado é coordenado pela Codecir, Orçamento Participativo (OP) e Cruz Vermelha-PE e conta com o apoio da Emlurb, Dircon, CTTU, Guarda Municipal, Iasc, Secretaria de Saúde e Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), totalizando cerca de 70 profissionais envolvidos.

A operação consiste na simulação de uma possível situação de risco e na retirada de cerca de 150 pessoas do local. O simulado terá início com um alerta enviado por mensagem de celular pela Codecir. Após 30 minutos, mais um alerta será emitido, por meio de apitos, desta vez por líderes comunitários e delegados do Orçamento Participativo, sinalizando que a população deve começar a deixar suas casas. Rotas de fuga definidas previamente serão utilizadas pelos moradores na evacuação da área. As 40 famílias seguirão para um local seguro, montado no largo do Córrego da Bica. No local, membros da Codecir e da Cruz Vermelha irão orientar os moradores sobre possíveis situações em momentos de emergência.

Para evitar pânico desnecessário e alardes que venham a comprometer a operação, os moradores da comunidade e do entorno foram orientados sobre a realização do Simulado. Nas duas últimas semanas, técnicos da Codecir estiveram na comunidade e apresentaram aos moradores os detalhes sobre a realização da atividade, os procedimentos, assim como definiram as rotas de fugas a serem utilizadas pelas famílias no momento da operação.

Recife foi uma das oito cidades da região Nordeste escolhidas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil para realizar este simulado preventivo, devido ao reconhecimento de sua atuação no enfrentamento aos riscos. A ação tem como objetivo avaliar o desempenho da defesa civil, o envolvimento da população em situações de risco e desastre, e a eficiência do sistema de cadastramento das famílias atingidas. Além do Recife, as cidades de Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), União dos Palmares (AL), Aracaju (SE), Santo Amaro (BA), Barras (PI) e São Luís (MA) terão simulados.

Experiência - Este será o terceiro simulado preventivo realizado no Recife. Em maio do ano passado, a gestão municipal participou de evento semelhante, o 1º Simulado de Preparação para Desastres, promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, mobilizando 40 famílias da comunidade do Córrego do Sargento (Linha do Tiro). Na época, toda a operação, que tinha previsão de ser executada em uma hora, durou cerca de 20 minutos.

Em novembro de 2011, a Prefeitura resolveu levar a experiência bem sucedida a outras comunidades da cidade, procurando deixar a população preparada para agir em situações de risco real, prevenindo-se e evitando perdas humanas. Com isso, realizou o 1º Simulado Participativo de Prevenção de Desastres, na comunidade do Buraco do Sapo, na UR-10, Zona Sul da cidade. Na ocasião, Defesa Civil e população mostraram, mais uma vez, velocidade e eficiência na execução da operação e, em cerca de 10 minutos, realizou a retirada das 40 famílias do local.