Prefeito Geraldo Julio e governador Paulo Câmara se reúnem com presidente da TAM para atrair hub
O prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara se reuniram, no início da tarde desta segunda-feira (4), com a presidente da TAM Linhas Aéreas, Cláudia Sender, para tratar da possibilidade de o Recife virar o primeiro hub (centro de conexões de voos domésticos e internacionais) do Nordeste para o grupo Latam Airlines. A presidente da empresa afirmou, após o encontro, que existe uma boa possibilidade de parceria da companhia aérea com o Recife e o Estado. Participaram ainda da reunião os secretários municipais de Turismo e Lazer, Camilo Simões, e de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Roseana Amorim, além dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, e da Fazenda, Márcio Stefanni.
De acordo com Geraldo Julio, o encontro foi bastante positivo. "A reunião com a presidente da TAM e toda a sua diretoria foi muito positiva, objetiva, onde eles colocaram todas as demandas e necessidades para fazerem um grande investimento, que será realizado no Brasil e Nordeste brasileiro. Acredito que o Recife ficou muito bem posicionado, nós pudemos mostrar a pujança econômica do Estado hoje, a industrialização do Estado, a demanda de cargas, o crescimento do turismo", destacou o gestor. Com a instalação do hub, o Estado receberia um investimento de R$ 4 bilhões e a geração de 12 mil empregos.
O prefeito afirmou que as equipes da prefeitura e do Estado apresentaram, no encontro, os benefícios desse investimento vir para o Recife. "Foram vários pontos quer foram mostrados e que certamente trouxeram impressões positivas para a localização deste investimento do grupo TAM no nosso Estado. Nós saímos animados e com uma agenda para ser cumprida conjuntamente, do grupo privado, governo e Prefeitura do Recife", disse Geraldo Julio.
A presidente da TAM, Cláudia Sender, ressaltou o empenho da prefeitura e do governo do Estado para que o hub seja instalado na capital pernambucana. "A reunião foi muito proveitosa, tenho certeza que o estado e o município têm absolutamente toda a intenção de mobilizar todos os esforços necessários para a inauguração desse hub da TAM no Nordeste. A impressão que fica é que existe uma grande abertura e a possibilidade de uma parceria muito firme", avaliou.
Do ponto de vista da infraestrutura, a cidade é forte candidata. O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre recebe cerca de 7,2 milhões de passageiros por ano, conforme dados de 2014. A capacidade do terminal é de 16,5 milhões, ou seja, o volume pode ser aumentado em 9,3 milhões de passageiros.
Para atender tanta gente, o aeroporto dispõe de 11 conectores climatizados, 64 balcões de check-in e 2.120 vagas de estacionamento. E tem, de acordo com a Infraero, a maior pista de pouso do Norte/Nordeste, com 3.300 metros de extensão. No pátio, um total de 26 aeronaves são comportadas.
Atualmente, as companhias American Airlines, Avianca, Azul, Cabo Verde Airlines, Copa Airlines, Condor, Gol, TAM e TAP operam, entre pousos e decolagens, uma média de 108 voos por dia, conectando a capital pernambucana a 63 destinos em 30 países de todo o mundo.
Tudo isso a apenas 11 quilômetros do centro da cidade; 2,4 quilômetros de um hospital de emergência; 1,1 quilômetro de uma estação de metrô; 16,5 quilômetros da rodoviária; e 17,4 quilômetros do Centro de Convenções. Outro indicador positivo da cidade é o número de leitos oferecidos. São 17.813 leitos, muitos deles na requalificada orla de Boa Viagem, a apenas 2,7 quilômetros do aeroporto.
Não por acaso, no início de abril, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre foi eleito o melhor do Brasil em pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). A escolha foi feita pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais nos 15 aeroportos de maior movimentação do Brasil. Ao todo, foram ouvidas 64.539 pessoas.
Entre as vantagens oferecidas pelo Recife para atrair o empreendimento está uma possível concessão de benefícios fiscais sobre o combustível. A contrapartida da companhia seria o reforço no número de voos ligando o Recife a outros destinos nacionais e até internacionais. Na prática, isso resultaria em voos diretos ou mais curtos entre a capital pernambucana e a Europa, sem conexão em São Paulo ou Rio de Janeiro.
Além do Recife, estão no páreo as cidades de Fortaleza e Natal. A previsão é que a escolha seja feita até o fim deste ano, para que as operações do hub comecem em dezembro de 2016.