NOTÍCIAS

Cultura | 04.05.15 - 21h25

Recife participa de encontro de órgãos municipais de meio ambiente

A iniciativa visa discutir políticas conjuntas para o setor em Pernambuco e reativar as coordenadorias regionais da ANAMMA/PE

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) participa, nesta terça-feira (05), de uma reunião com a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente – Seção Pernambuco (ANAMMA/PE). A iniciativa reúne mais de 20 representantes de prefeituras do estado, com o objetivo de discutir políticas conjuntas para o setor e reativar as coordenadorias regionais da associação. O encontro acontece das 14h às 18h, no auditório da Master, localizada na Avenida Parnamirim, no bairro de mesmo nome.

“A integração dos municípios é fundamental para evoluirmos nas ações e nas representações do setor em nível estadual e federal. Essa reunião será um passo para Recife se articular melhor com outras cidades, fortalecer a associação e debater temas importantes sobre a conservação do meio ambiente e a adoção de medidas sustentáveis pela administração pública”, afirmou Cida Pedrosa, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.

Na ocasião, também será definida a agenda de trabalho da ANAMMA/PE para o biênio 2015/2016. A pauta inicial a ser proposta é a elaboração de um Programa Estadual de Descentralização da Gestão Ambiental (municipalização da gestão ambiental) e a discussão sobre as possibilidades de captação de recursos e financiamentos para a gestão ambiental das prefeituras.

“O município deve ter um papel protagonista no debate ambiental, pois é ali que a população sofre diretamente as consequências dos danos à natureza. Por isso, buscamos fortalecer a política no âmbito local. Através da ANAMMA, por exemplo, os municípios ganham voz e assento em fóruns importantes como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Meio Ambiente e a Câmara Federal de Compensação”, finalizou o presidente da ANAMMA e também secretário executivo de Controle Ambiental da SMAS, Carlos Ribeiro.

Serviço

O quê: Recife participa de encontro de órgãos municipais de meio ambiente
Quando: nesta terça-feira (05), das 14h às 18h.
Onde: no auditório da Master, localizada na Avenida Parnamirim, 380-A, no Parnamirim.