Emoção e solidariedade marcam a comemoração do Dia das Mães da Prefeitura do Recife
No início da manhã de hoje (4), diversas mulheres e servidoras da Prefeitura do Recife iniciaram seu dia de trabalho na Praça de Alimentação do edifício-sede da PCR, para um momento diferente, especialmente dedicado à elas. Uma missa com o Padre Damião Silva, da Paróquia Santo Amaro, marcou o evento em homenagem ao Dia das Mães. Logo, algumas presenças fizeram toda a diferença na celebração. As mães e crianças atendidas pela Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR), trouxeram para o evento suas histórias de superação e amor que comoveram a todos. Elas e mais 230 famílias são o alvo da campanha de arrecadação de donativos ligada à data comemorativa, que está envolvendo todas as secretarias e órgãos municipais.
A instituição atende e apoia famílias residentes na Região Metropolitana do Recife com filhos acometidos por doenças raras, como a síndrome do Zika Vírus, que tem como um dos sintomas a microcefalia. Ágata Beatriz, de sete meses, é uma dessas crianças. Sua mãe, Poliana da Silva, confessa que no início da jornada de mãe foi muito difícil, mas com o tempo, a ajuda da AMAR e de sua genitora, muito presente na criação de sua filha, tudo ficou mais leve. "Às vezes estamos precisando somente de uma palavra e hoje escutei o que precisava. Juntas nos fortalecemos", contou.
Como ela, mais de 500 pessoas participaram e se emocionaram com a celebração. "Me senti muito homenageada. Nunca vi um dia das mães assim. Com as doações vamos ajudar a quem mais precisa", disse Socorro Marinho, servidora e mãe de Ana Paula e Paulo Henrique. Estiveram também presentes a primeira dama, Cristina Mello, o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio, as secretárias da Mulher, Elizabete Godinho e de Desenvolvimento Social e Direitos Urbanos, Ana Rita Suassuna.
A campanha de arrecadação de donativos segue até a próxima sexta-feira (06). Podem ser trazidos diversos tipos de leites especiais, alimentos que compõe a cesta básica e itens de higiene como lenços umedecidos e pomadas para assaduras de bebê. O ponto de arrecadação está na entrada principal da Prefeitura, em frente a ilha de informações.
A AMAR - A Aliança de Mães e Famílias Raras foi criada em 2013 por Pollyana Dias, mãe de Pedro Henrique, adolescente que possui Síndrome de Cri Du Chat. A instituição é uma célula de orientação para famílias que tenham filhos com doenças raras. Um dos principais focos é auxiliar a mãe que fica com a tarefa de se dedicar integralmente ao ofício de cuidar do filho. Desta forma, é realizado um trabalho que promove pertencimento, coletividade, amizade e acolhimento. São realizados trabalhos de orientação e conscientização dos direitos, assessoria jurídica para conseguir algum tratamento ou benefício, voluntariado para ajudar em missões da rotina, serviços como terapias multidisciplinares e tratamento odontológico para a criança, entre outros.
Lista completa para doação: Leite Integral Ninho, Leite em pó Itambé, Leite Nestogeno, Leite Nan 1, Leite Nan 2, Nan Confort, Aptamil Soy, Aptamil 2, Nestlá Soy, Farinha Láctea, Sustagem, Cremogema, feijão, macarrão, óleo, lenços umedecidos, sabonetes, cotonetes e pomadas para assaduras de bebês.