Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 04.05.18 - 18h48

Mulheres reúnem-se para grafitar o muro do Centro de Referência Clarice Lispector

img_alt

Com flores, alusões ao movimento feminista e palavras que enaltecem as mulheres, as paredes foram pintadas pelo coletivo Cores Femininas junto às usuárias do serviço. (Foto: Pedro França/PCR)

 

“Pedi para escrever uma frase que tem logo na entrada do Clarice que me chamou muito atenção. É sobre ter direito ao grito. Queria colocar ela aqui”, disse Ivoneide Cavalcanti, usuária do Centro de Referência Clarice Lispector enquanto grafitava o muro do equipamento, nesta sexta-feira (4). A intervenção artística no Centro fez parte do projeto Colorindo Recife, iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife. As flores, símbolos do movimento feminista e as diversas frases que enaltecem as mulheres foram pintadas pelas artistas Naara, Beca e Najdaty, do coletivo Cores Femininas, junto às funcionárias e usuárias do serviço municipal. O Clarice é coordenado pela Secretaria da Mulher do Recife e faz parte da rede de enfrentamento à violência de gênero.

Antes de iniciar os desenhos, as grafiteiras realizaram uma oficina com as usuárias sobre técnicas do grafite. Entre conversas sobre as formas de se utilizar o spray e o que seria registrado na parede, a equipe técnica do Centro conversou com as usuárias sobre valorização da autoestima. “O muro é uma das portas de entrada do Clarice, é também o que identifica a casa e chama a atenção das mulheres. Portanto, pensamos que envolvê-las nesse processo é uma forma de valorizar a autoestima das que estão dentro e das que precisam chegar ao serviço. E a arte transforma bastante essas mulheres”, comentou a coordenadora do Clarice, Tânia Tenório.

Para Naara, grafiteira convidada pelo Colorindo, a ideia é que as pinturas passassem algo alegre. “Queríamos falar sobre a autoestima da mulher e que elas se divertissem pintando. E isso também ajuda elas a saírem um pouco dessa bolha da violência, que se sintam úteis e não um objeto dentro de casa. Queremos incentivá-las a perder o medo de se expressarem”, relatou. Durante todo o dia, diversas mulheres deixaram seus recados no muro do Clarice. Ivoneide chegou ao evento afirmando que não sabia pintar, minutos depois já estava com o spray na mão criando flores e deixando suas frases nos espaços em que encontrava. “Eu gostei muito. Gostei da atitude delas de valorizar a gente, de sermos lembradas. É bom para lembrarmos que temos valor, que servimos para algo, que somos escutadas. E um ouvido vale muito mais do que dinheiro”, pontuou.

Centro de Referência Clarice Lispector – Equipamento voltado para o acolhimento e orientação das mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher. O Centro ainda dispõe de um espaço lúdico com atividades direcionadas aos filhos e filhas das mulheres atendidas. Todo o atendimento é gratuito e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. O equipamento fica localizado na Rua Bernardo Guimarães, 470, Boa Vista. O Clarice conta ainda com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h.